ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz teve recorde de novas leis em 2022; veja as que foram sancionadas

Área a ser concedida ainda está em discussão

Em um ano com recorde de leis sancionadas em Santa Cruz, questões relacionadas a infraestrutura estiveram em destaque. Dentre as normas que entraram em vigor estão as que autorizaram as concessões do Estacionamento Rotativo Pago e do Parque da Cruz; a que reformou o transporte urbano e a que alterou o regramento referente à instalação de antenas de telefonia.

Segundo dados da Câmara de Vereadores, 455 leis foram sancionadas ao longo do ano. O número de projetos apresentados chegou a 500, dos quais cerca de 85% partiram da Prefeitura e o restante do Legislativo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany sanciona pacote de leis; confira

Publicidade

Além das matérias sobre infraestrutura, temas como transparência estiveram novamente em evidência. Pelo menos duas leis que tratam do assunto entraram em vigor: a que obriga a publicação de dados referentes a emendas parlamentares e a que prevê a divulgação da escala dos profissionais nas unidades de saúde. Nos últimos anos, diversas outras normas nessa linha ingressaram na legislação, como as que tornaram obrigatória a divulgação da relação de ruas cadastradas para receber obras de pavimentação em parceria e da lista de pessoas que aguardam procedimentos na rede pública de saúde.

Outro destaque foram leis que protegem atividades em situações de calamidade pública. Duas leis reconhecem os templos religiosos e a prática de exercícios físicos como essenciais, o que significa que igrejas e estabelecimentos como academias e estúdios podem funcionar mesmo sobe restrições de circulação, como ocorreu durante a fase mais aguda da pandemia de Covid-19. Ainda estiveram em pauta assuntos ligados à participação social (com a regulamentação da Tribuna Popular e a criação da Sessão Plenária do Estudante) e proteção aos animais (com as leis que proíbem condenados a adotarem ou retomarem guarda e obrigam clínicas e petshops a denunciarem indícios de maus-tratos).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeita de Santa Cruz sanciona lei que transformará município em polo audiovisual

Publicidade

A situação das principais leis aprovadas em Santa Cruz

LEIA TAMBÉM: Prefeita Helena Hermany sanciona lei que torna atividades físicas essenciais em tempos de crise

LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto para substituição de sinais sonoros nas escolas de Santa Cruz

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeita Helena Hermany sanciona lei do 5G em Santa Cruz 

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta