GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz teve rajadas de vento superiores a 70 quilômetros por hora; veja prejuízos

Setor do Estádio dos Plátanos foi destelhado

O casal Juvelina e Ruy Severo Lopes estava no quarto da casa onde moram há cerca de 40 anos, na Rua Arnô Kaempf, na Cohab Independência, quando parte do telhado da garagem do vizinho invadiu a peça. Uma madeira chegou a atravessar a lateral do roupeiro novo da família; o forro de PVC veio a baixo; em todas as peças da casa houve acúmulo de água. “Foi um susto tremendo”, disse a esposa.

LEIA MAIS: Mais de 20 mil clientes estão sem luz no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Essa é apenas uma das dezenas de histórias que podem ser contadas como resultado do temporal registrado por volta das 15h30 de sábado, 25. Passado o momento de pavor, quando se teve a impressão de que toda a parte de cima da residência poderia cair, Juvelina começou o processo de limpeza, contando com a ajuda dos vizinhos e dividindo a preocupação pelo estado de saúde de seu marido. “Agora, quero relaxar e agradecer por estar viva”, disse.

Publicidade

Na Rua Ibanez Lara, paralela com a Arnô Kaempf, mais galhos espalhados e postes de energia elétrica tombados. O bairro e boa parte da cidade ficaram às escuras. Nesse momento, viaturas da Guarda Municipal passavam pelas vias para identificar os casos com maiores danos para fazer a entrega de lonas, evitando outros prejuízos, caso voltasse a chover.

Os estragos também foram percebidos em outros locais, como os bairros Várzea, Germânia e Renascença. No Centro, a placa de identificação de um posto de combustíveis foi derrubada com a força do vento. A bola decorativa de basquete, na Praça do Monumento em Homenagem ao Imigrante rolou cerca de 200 metros.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEOS E FOTOS: Santa Cruz registra estragos após temporal com queda de granizo

Publicidade

No Estádio dos Plátanos, as equipes de veteranos de Santa Cruz e São José de Cachoeira tinham começado a partida há cerca de dez minutos. O telhado do pavilhão social foi arrancado. De acordo com César Peiter, que estava no jogo, alguns torcedores que acompanhavam foram para as cabines da imprensa, onde conseguiram se manter em segurança.

Outro local que teve cena de impacto foi no estacionamento do Shopping Santa Cruz. O outdoor, que mede 18 metros de comprimento por três de altura, foi jogado sobre os carros. Pelo menos cinco veículos foram danificados. O proprietário da Suldoor, responsável pela estrutura, André Beck, foi ao local para avaliar a situação e providenciar a retirada. “Fizemos contato com os proprietários dos veículos e, junto com o shopping, vamos assumir essa parte de danos, a partir do levantamento completo. Tudo vai se resolver com a devida calma e transparência. De nossa parte, todas as responsabilidades vão ser cumpridas”, garantiu.

Números

Publicidade

Na tarde de sábado foram registrados 26,6 milímetros de chuva em Santa Cruz do Sul. O vento atingiu velocidade de 71,6 quilômetros por hora, por volta das 15h45.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta