Categories: Regional

Santa Cruz teve mais de 12 mil multas em 2015

Os dados referentes ao funcionamento do trânsito em Santa Cruz do Sul em 2015 já começam a ser divulgados. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 11, o fiscal de trânsito Alexandre Peixoto comentou sobre as autuações realizadas no último ano e as medidas tomadas pelos agentes para tentar coibir as infrações. Segundo ele, no total, mais de 12 mil multas foram aplicadas em Santa Cruz em 2015. 

O número engloba as autuações realizadas através de bloco e as que foram registradas pelo radar móvel. “Foram multados 8,8 mil veículos à mão e o radar móvel flagrou mais 3.615 veículos acima da velocidade permitida”, afirmou Peixoto. Já em relação às ligações feitas para o número 118 – responsável por receber denúncias, reclamações ou pedidos de auxílio em casos de acidente, por exemplo -, o agente revelou que foram cerca de 3 mil atendimentos efetuados.  

A infração campeã no recebimento de multas foi o estacionamento em locais proibidos, como nas vagas destinadas à carga e descarga, idosos e deficientes. “Se flagramos a pessoa estacionando, a orientamos para retirar o veículo. Se ele já está estacionado e o condutor não está lá, autuamos o carro, aplicamos a multa e, dependendo do caso, o removemos para o depósito”, explicou Alexandre. Em alguns casos, conforme o fiscal, a remoção é avaliada para não causar transtornos no trânsito. 

Publicidade

O estacionamento em locais destinados para idosos e deficientes exige a apresentação de um cartão de estacionamento. “Ele é fornecido pela Secretaria de Transportes. Nele consta o número de registro, dados do veículo e dados do condutor ou do passageiro que for idoso ou for portador de deficiência. Se não tiver o cartão, não pode estacionar”, acrescentou Peixoto. Para complementar, o agente contou que muitos condutores apelam para justificativas de última hora na tentativa de evitar ser autuado. “Ouvimos todo o tipo de desculpa. É pressa, é pessoa doente na família… Tem de tudo”, disse. 

Para tentar melhorar o esquema de fiscalização em Santa Cruz, a equipe de agentes contou com um aumento de profissionais. Antes, o município possuía apenas seis fiscais. Com a realização de um concurso, mais 14 agentes foram contratados. “O ideal seria, de acordo com o Detran, um agente para cada dois mil veículos. Isso daria, em média, uns 40 agentes no município. Hoje temos 85 mil veículos circulando pela cidade”, revelou Peixoto. 

Alta velocidade

Publicidade

Entre as irregularidades flagradas pelo radar móvel em 2015, uma delas, em especial, chama a atenção. Conforme Peixoto, a maior velocidade registrada veio de uma motocicleta, que trafegou pela Avenida Independência – entre as ruas Galvão Costa e Coronel Oscar Jost – a 118 quilômetros por hora. “Ali é uma via para andar a 40 quilômetros por hora. Esse condutor terá, provavelmente, o direito de dirigir suspenso”, esclareceu. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.