A Prefeitura de Santa Cruz do Sul divulgou, nesta quinta-feira, 6, um boletim sobre a situação da dengue no município no ano de 2021. Os dados mostram que 6.959 casos foram notificados, sendo que 5.048 positivaram para a doença transmitida pelo Aedes Aegypt. Além disso, outras cinco pessoas não resistiram à doença e morreram.
Em dezembro de 2021, dos 96 casos notificados, 68 negativaram o teste, 26 ainda aguardam resultados e outros dois testaram positivo para dengue. Ao longo do ano passado, o município ainda confirmou quatro casos de Zika.
Transmissão e prevenção
A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.
Publicidade
Sintomas
O primeiro sintoma da dengue costuma ser febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Pode ocorrer, ainda, náusea e vômito.
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma quinta morte por dengue em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade