Santa Cruz do Sul

Santa Cruz terá roteiro de visitas a prédios históricos neste sábado

Santa Cruz do Sul celebra neste sábado, 19, o Dia do Patrimônio. Neste ano, a atividade tem como tema a Cultura e Cidadania, com o propósito de destacar a importância da diversidade cultural e do acesso às referências nessa área. O movimento vai proporcionar um roteiro que valoriza a história através de visitas guiadas a quatro prédios de significativo valor cultural.

Os lugares escolhidos para o tour são o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (antiga Estação Férrea), Casa das Artes Regina Simonis, Museu do Colégio Mauá e Palacinho (que abriga a Prefeitura). A atividade terá quatro grupos de até 30 pessoas. Eles devem permanecer por cerca de 30 minutos em cada local. O início será às 19 horas, junto ao prédio do Centro de Cultura.

LEIA TAMBÉM: É nesta sexta o espetáculo com tributos para Elvis Presley e Abba

Publicidade

Para marcar a ocasião, os prédios contarão neste sábado com iluminação especial, artistas caracterizados e show ao vivo com a banda de rock Estopim. A atração musical terá início às 20h30, em frente ao monumento que homenageia o centenário da Independência do Brasil, na Praça da Bandeira.

Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, será um dia para jogar luz na história santa-cruzense. “São lugares emblemáticos, que fazem parte da nossa rotina, com uma simbologia cultural enorme. Queremos levar um outro olhar a todos que vão viver essa experiência. É uma forma de manter viva a memória da cidade.”

LEIA TAMBÉM: 38ª Oktoberfest terá dia especial dedicado aos idosos

Publicidade

Locais de visitação

  • Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz – A antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul, inaugurada em 1905, foi transformada em Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. Além de preservar aspectos da história local, o espaço abriga atividades como oficinas culturais.
  • Casa das Artes Regina Simonis – A edificação de 1922 foi constru´ida para ser sede do Banco Pelotense. Mais tarde abrigou órgãos estaduais e desde 1993 é sede da Associação Pró-Cultura, onde ocorrem exposições e atividades culturais. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae).
  • Museu do Colégio Mauá – Foi criado em 1966 e conta com um acervo com mais de 140 mil peças, incluindo artefatos arqueológicos, históricos e de ciências naturais.
  • Palacinho – Construído em 1886, foi sede do governo municipal e é um exemplo de arquitetura eclética, símbolo da história de Santa Cruz do Sul.

Para participar

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de um formulário, disponível neste link. O preenchimento do formulário pode ser feito até as 17 horas desta sexta. A pessoa interessada deve escolher em qual horário deseja fazer o passeio. São quatro opções: Grupo 1 (19 horas), Grupo 2 (19h30), Grupo 3 (20 horas) e Grupo 4 (20h30).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.