ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz terá rota aérea a partir de maio

Cessna Grand Caravan é utilizado em rotas regionais | Foto: Luis Alberto Neves

O Rio Grande do Sul passará a contar, a partir de maio, com oito novas rotas regionais de aviação – incluindo cidades que há muitos anos não contam com voos comerciais. O anúncio foi feito pela Azul Linhas Áreas durante visita do governador Eduardo Leite às instalações da empresa, em Barueri (SP), nesta sexta-feira, 12.

Entre as cidades contempladas, está Santa Cruz do Sul. Também terão voos Bagé, Canela, Erechim, Santana do Livramento, São Borja, Santa Rosa e Vacaria são as novas bases de operação da Azul. Todos os voos terão ligação com Porto Alegre e serão cumpridos com as aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta. A ampliação só foi possível pelo trabalho de aproximação do governo com as companhias áreas e da revisão dos incentivos à aviação regional.

Publicidade

LEIA MAIS: Azul aguarda obras para confirmar voo entre Santa Cruz e Porto Alegre

Publicidade


“Seremos o Estado mais conectado do país, sendo que temos a sexta maior população. É uma grande notícia, afinal, além de conectar pessoas, seja para turismo ou visitar pessoas queridas, representa um incremento importante de logística. E logística é fundamental para o desenvolvimento de um Estado, por isso é um dos pilares da nossa agenda de governo em prol da competitividade”, afirmou o governador, em anúncio por videoconferência aos prefeitos dos municípios que serão atendidos e a deputados da Frente Parlamentar da Aviação Regional.

A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do Estado | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini


“Por isso, investimos muito no diálogo com as companhias, para casar o interesse privado com o público, e fizemos investimento através da revisão do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, aprimorando a política fiscal para a aviação regional. Junto com o enorme esforço, com reformas e diversas ações de reajuste da máquina e de aumento da arrecadação, para retomar a capacidade de investimento do Estado e, assim, cumprir a nossa missão de tornar melhor a vida dos gaúchos”, completou Leite.

Publicidade

Para incentivar a aviação regional e reduzir os impactos causados pela pandemia no transporte aéreo, o governador assinou em dezembro de 2020 um decreto alterando o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), que reduz a base de cálculo do ICMS na aquisição de querosene para as companhias.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Azul estuda implantar linha aérea entre Santa Cruz e Porto Alegre

Governador Eduardo Leite visitou as instalações da Azul Linhas Aéreas em Barueri (SP) | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini


Na prática, quanto mais rotas, assentos e frequência de voos, dentre outros parâmetros, uma empresa oferecer no Rio Grande do Sul, menos imposto sobre o combustível pagará. O novo texto, que entrou em vigor em janeiro deste ano, determina que a carga a tributária poderá chegar a 4%, sendo que o máximo ficará em 7,5%.

“Passo decisivo para o desenvolvimento”

Publicidade

Participante da videoconferência em que o governador anunciou aos municípios a criação das rotas, a prefeita Helena Hermany classificou a novidade como “um passo decisivo para o desenvolvimento de Santa Cruz”. “Nosso município com certeza será valorizado com estes voos. Temos muitas empresas, principalmente da indústria do tabaco, conectadas com o mundo. Vai facilitar para que os empresários possam chegar com mais rapidez e tranquilidade”, afirmou.

Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins, celebrou a confirmação da Azul e afirmou que o Município deve agilizar os preparativos para que o Aeroporto Luiz Beck da Silva possa receber os voos. A lista inclui o fechamento dos açudes, adaptação de uma área para receber os passageiros, sinalização da pista e até cursos para a Guarda Municipal realizar a segurança.

“É uma excelente notícia. Por sermos um polo regional, nada mais justo do que termos voos de uma companhia de carreira como a Azul. Para o desenvolvimento e o turismo da região é muito relevante e será um plus a mais para nossa cidade”, frisou Martins.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta