Regional

Santa Cruz terá programação especial voltada para as pessoas com deficiência

Além do Agosto Dourado, que trata da amamentação, o período também aborda outra temática, a da pessoa com deficiência, tendo a predominância da cor laranja como símbolo. Para celebrar o tema, várias entidades, em parceria com a prefeitura, através das secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, e de Cultura, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede), Apae, e Associação Pró- Autismo Luz Azul, preparou uma intensa programação.

A primeira atividade já inicia na próxima terça-feira, 2, na Praça Getúlio Vargas, a partir das 9h30. Como primeira ação da campanha, haverá o plantio de uma árvore, e na sequência será realizada uma caminhada pela Rua Marechal Floriano, até a Praça da Bandeira. A programação terá sequência com atividades durante todo o mês, com a realização de palestras, jogos, lives, cinema, oficina de culinária, atividades em escolas, entre outras ações. No dia 22, uma sessão especial alusiva ao tema será realizada na Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM: Inclusão vai estar em foco durante o Agosto Laranja em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Já a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também vai preparar a tradicional feijoada, no dia 4. O encerramento, previsto para o dia 27 de agosto, será em grande estilo, com a IX edição dos Jogos Municipais de Inclusão, no Parque da Oktoberfest. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Francine Beatriz da Silva, ressalta que haverá uma grande mobilização durante todo o mês. “Esse mês é um marco na história da luta dos direitos das pessoas com deficiência em nosso município.

Queremos aproveitar essa visibilidade para trazer informação e conscientizar a população da relevância do assunto”, afirmou,. O mês da Pessoa com Deficiência no município foi estabelecida pela Lei.8.687, instituída em agosto de 2021.

LEIA TAMBÉM: Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: entenda o que é capacitismo

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.