Os indivíduos autistas nem sempre se adaptam aos ambientes por conta de seu comportamento. Essa limitação pode ser culpa da falta de opções de lazer e entretenimento voltados para este público. Um exemplo disto, são as sessões de cinema. A sala escura, o som alto e a necessidade de ficar sentado durante cerca de duas horas podem ser exigências grandes demais para crianças, adolescentes e adultos que podem apresentar hiperatividade e sensibilidade auditiva e visual.
Pensando nisto, Neca Magalhães Braz, da LuzAzul – Associação Pró Autismo de Santa Cruz do Sul entrou em contato com o Cine Max Shopping para possibilitar uma exibição especial. Com base nas “sessões azuis” já realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, a parceria vai permitir a experiência de ir ao cinema às crianças autistas da região e suas famílias. “A partir desta primeira experiência, as crianças já poderão se habituar com o ambiente, vão se adaptar ao cinema e futuramente vão poder participar das sessões regulares”, explica.
Segundo Braz, o convite é aberto para todas as pessoas que quiserem participar, desde que não haja preconceito, todos serão bem-vindos. Durante a exibição do filme os autistas poderão caminhar livremente pela sala, escolher onde preferem sentar, além de rir e falar mais alto sem as restrições de uma sessão comum.
A primeira sessão de cinema para autistas ocorre na quinta-feira, 18, a partir das 17h30, no Cine Max Shopping. Será exibido o filme Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme, de Steve Martino, uma animação dublada em português com cerca de 1h30 de duração. Durante a sessão não serão exibidos trailers, as luzes estarão parcialmente ligadas e o som terá volume reduzido. O valor do ingresso será de R$ 8,00.
Publicidade