Uma iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda, por meio da Unidade de Fiscalização Externa (Ucefex) e em parceria com a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, começou ontem na Praça Getúlio Vargas. O objetivo é intensificar a fiscalização do comércio ambulante no Centro. Para isso, um concurso foi realizado em agosto e três novos fiscais já passaram a atuar neste mês.
Haverá um fiscal no módulo compartilhado entre a Brigada Militar e a Guarda Municipal, de segunda a sábado, durante duas horas pela manhã e outras duas horas à tarde. Ele fará um trabalho de orientação e cadastro dos ambulantes. Em caso de reincidência, uma multa será aplicada e a mercadoria apreendida. “A fiscalização atuará no sentido de orientar os ambulantes e destacar que não existe uma lei que regulamenta esse tipo de comércio no Centro”, diz o secretário da Fazenda, Álvaro Conrad.
O secretário ressalta que o número de ambulantes é cada vez maior e que há preocupação por parte do Poder Público em coibir a prática, que afeta o comércio legal. Quem desejar efetuar o cadastro na Secretaria da Fazenda receberá um alvará e poderá vender seus produtos em um ponto fixo, mediante pagamento de taxas. “Temos uma equipe na Sefaz, na Central de Alvarás, pronta para atender quem quiser se regularizar”, salienta Conrad.
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O comércio ambulante não é permitido em Santa Cruz do Sul, não importa o local e nem a natureza da mercadoria. A fiscalização acontece no quadrilátero do Centro: Gaspar Silveira Martins, Carlos Trein Filho, Senador Pinheiro Machado e Coronel Oscar Jost. Fora dessa área, a atuação acontece mediante denúncias. Para vender produtos na rua, o interessado deve ter um ponto fixo, abrir uma empresa e contribuir com impostos. A regularização pode ser feita na Sefaz.
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