Conceder crédito a partir da análise do cadastro positivo de pessoas e empresas, e não somente da inadimplência, é uma novidade no Brasil desde 2019 e uma forte tendência nos principais mercados do mundo. Agora Santa Cruz do Sul, por meio da Associação Comercial e Industrial (ACI), desponta como a primeira cidade no Rio Grande do Sul a oferecer essa inovadora modalidade de avaliação, que analisa o histórico do comportamento financeiro do cliente, por meio de uma parceria com a Quod. Essa é a marca da Gestora de Inteligência de Crédito S.A., uma fintech criada com o objetivo de transformar o mercado de informações de crédito no Brasil de forma positiva. A empresa pertence aos cinco maiores bancos que atuam no País – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander –, mas sua gestão é independente.
Nesta quinta-feira, 10, às 19 horas, a ACI fará o lançamento do serviço em uma live com transmissão pelo YouTube e Facebook da entidade. “ACI – QUOD: crescimento e segurança para sua empresa” é o tema do encontro que terá como convidado o responsável na Quod pelos negócios com o segmento de pequenas e médias empresas, Eduardo E. Crivelari.
LEIA TAMBÉM: Defensoria lança cartilha sobre direitos do consumidor com linguagem acessível para leigos
Publicidade
O objetivo é trazer informações e esclarecimentos sobre a atuação da Quod e os benefícios que essa nova forma de análise vai oferecer às organizações ao diminuir riscos e ampliar as possibilidades de oferta de crédito. A condução ficará a cargo do presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, e do vice, Cesar Cechinato.
A Quod atua a partir do banco de dados do cadastro positivo, que entrou em vigor com a lei complemetar 166, e reúne o histórico de pagamentos liquidados, em aberto ou quitados com atraso de um consumidor ou de uma empresa. Inclui informações de empréstimo, cheque especial, cartão de crédito, consórcio e financiamento, além de contas continuadas como água, energia, telefone e gás. É como se fosse um currículo financeiro, usado quando há necessidade de analisar crédito.
A análise se dá por meio de score, uma pontuação estruturada a partir de uma avaliação estatística que colabora com o processo de análise de crédito. Quanto maior a pontuação, menor a chance de inadimplência.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: A preocupação com o endividamento dos consumidores