Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABRIGADOS

Santa Cruz terá feira de adoção de cães resgatados na enchente

Foto: Rafaelly Machado

Veterinária Juliana Ferreira Scherer e advogada Paula Cunha auxiliam os 47 cães que permanecem no abrigo no Centro de Eventos

Desde que a enchente atingiu as residências de Santa Cruz do Sul, o Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest virou abrigo para os cães resgatados. Na manhã desse domingo, 19, havia 47 animais – a quantidade máxima foi 86. Ao todo, 317 foram recolhidos.

Tutores de 43 cães já foram identificados. Em breve, eles devem retornar para os seus lares. Parte dos donos já está no abrigo. Alguns ainda não atenderam à equipe de voluntários e quatro não tiveram os tutores localizados até o momento. As equipes realizam buscas ativas às pessoas e verificam se elas não voltaram às residências.

LEIA MAIS: Comércio retoma atividades com limitações em Sinimbu; veja relato

Publicidade

Todos os animais resgatados passam por um processo de triagem. Eles recebem vacinação e remédios para vermes. Também estão sendo castrados e microchipados. Conforme a veterinária Juliana Ferreira Scherer, animais acolhidos com problemas de saúde foram encaminhados para clínicas veterinárias. Após ter alta, eles retornaram ao abrigo.

O tempo longe de casa afeta os cães resgatados. “Alguns ficam estressados e outros deprimidos porque, se por um lado eles se acostumam com o ambiente, querem muito voltar para os lares e os tutores”, explicou Juliana. Segundo a profissional, as visitas dos tutores têm amenizado esses sintomas.

A ajuda dos voluntários tem sido essencial. A advogada Paula Cunha, de 30 anos, atua no centro desde o dia 1º de maio. Moradora de Rio Pardinho, costuma ficar até 12 horas no local. “Cheguei a ficar 36 horas seguidas, porque precisamos garantir que os cães se adaptem ao lugar. Muitos chegam aqui de uma situação de estresse extremo”, afirmou. 

Publicidade

LEIA MAIS: Cartilha do MP orienta sobre benefícios para os cidadãos

É possível se inscrever para ajudar. Na manhã de domingo, a terapeuta ocupacional Bruna Alves Pereira, 39 anos, foi ao centro de eventos acompanhada dos filhos Alice, 10, e Arthur, 8 anos. Começaram fazendo um carinho nos cães e depois foram para a limpeza. Dias antes, a família participou da preparação de marmitas. “É um momento de mostrar para as crianças a necessidade de colaborarmos com quem está necessitando”, afirmou Bruna.

Para Alice, é necessário se colocar no lugar de quem foi atingido pela enchente. “Hoje ela está precisando de ajuda, mas um dia pode ser que eu precise. E gostaria que alguém pudesse me ajudar também”, disse.

Publicidade

Bruna Alves Pereira e os filhos Alice e Arthur se voluntariaram para ajudar os animais

Como ajudar

Os cães resgatados estão precisando de doações. Sachês para filhotes e adultos são um dos itens mais necessários. Além disso, os voluntários precisam de luvas tamanho M.

Até sexta-feira

A equipe do Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul, que está responsável pelo abrigo de gatos e cachorros resgatados devido à enchente, informa aos tutores que o prazo máximo para reconhecimento e busca dos pets é até a próxima sexta-feira, no Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest. Depois disso, aqueles que não tiverem tutor identificado serão disponibilizados para adoção. Uma feira aberta ao público, para adoção dos animais vítimas da enchente, está sendo organizada pela Prefeitura para o próximo fim de semana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.