ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz terá cinema ao ar livre no domingo; veja os filmes

Escoteiros realizam ato em defesa do meio ambiente neste sábado

Evento ocorrerá em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira 

Os preparativos para a terceira edição do Bailinho da Borges estão a todo vapor. Uma das novidades desse ano será uma sessão de cinema ao ar livre, como parte das atividades que antecedem a festa. O Cine Bailinho será realizado neste domingo, 29, a partir das 20 horas, na Praça da Bandeira. O evento irá acontecer em frente ao Palacinho, onde será montada uma estrutura com telão e equipamento de som para projeção de dois filmes que recuperam a memória do samba da cidade: “Pérola Negra: 90 anos de história SCB União” (2012) e “Aquele da Paixão” (2022). O evento é gratuito, com classificação de idade livre, e o público deve levar cadeiras para acomodação.

LEIA MAIS: Bailinho da Borges deve reunir mais de 30 mil pessoas; confira as novidades

Publicidade

Os filmes escolhidos são duas produções locais realizadas pela Pé de Coelho Filmes, que trazem recortes da história do samba na região. O documentário “Pérola Negra: 90 anos de história SCB União”, de 2012, registra a trajetória da Sociedade Cultural e Beneficente União, que completará um século de existência nesse ano e é símbolo da resistência da cultura afro-brasileira e do samba no Estado. A história da entidade se torna ainda mais significativa levando em conta a sua localização, já que ela está situada na região do Vale do Rio Pardo, onde predomina a tradição alemã. Vale lembrar que o grupo de percussão do clube fará uma apresentação especial no Bailinho da Borges, no próximo dia 11 de fevereiro.

Publicidade

O segundo filme homenageia o sambista Eloir Guedes, o Lói, falecido em abril do ano passado. “Aquele da Paixão” narra a trajetória do sambista, conhecido no meio cultural da cidade que sempre afirmou sua paixão pela vida e pela música. O documentário foi finalizado em 2022 e contém registros de Lói em Santa Cruz do Sul e em Porto Alegre, onde morou por 15 anos. Como o filme está circulando apenas em festivais de cinema, será uma oportunidade para os santa-cruzenses conhecerem essa figura que faz parte da história do samba na cidade, ao mesmo tempo em que poderão prestigiar as produções feitas aqui.

LEIA MAIS: Concurso de fantasias será atração no Bailinho da Borges; 

Publicidade

O Bailinho da Borges está sendo produzido em conjunto pela Tombini Produções e Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com apoio que conta, ainda, com o apoio do SESC local e do Município de Santa Cruz do Sul. A Mor é a patrocinadora master do evento, que conta, ainda, com patrocínio da Arya Training e da Cassol Centerlar. O Charrua Hotel é a hospedagem oficial do Bailinho da Borges, e estará disponibilizando leitos para receber nossos convidados especiais que vem de Porto Alegre e outras cidades. A entrada é gratuita e liberada a todas as idades, e a expectativa é de grande participação da comunidade santa-cruzense.

Publicidade

Programe-se

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta