A Campanha Nacional de Multivacinação iniciada nessa sexta-feira em todo o Brasil terá ações em Santa Cruz do Sul durante o mês de outubro. Todas as unidades de saúde do município vão receber crianças e adolescentes de até 15 anos para a realização das vacinas de rotina, que protegem contra doenças como poliomelite, sarampo, catapora e caxumba, dentre outras. O objetivo da iniciativa é tornar mais fácil o acesso às doses, para que os jovens tenham a situação vacinal atualizada.
Em entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta 107,9, o enfermeiro e coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Roger Rodrigues Peres, disse que a campanha não oferece doses ou vacinas diferentes das usadas normalmente, mas sim visa colocar em dia a situação vacinal, que em muitos casos atrasou. “A campanha de Covid trouxe a dificuldade de operarmos uma campanha dessa magnitude ao mesmo tempo que também houve a campanha da gripe. Isso fez com que as pessoas deixassem de lado algumas vacinas de rotina ou tivessem dificuldade de acesso – por consequência, atrasando a imunização.”
A orientação, segundo Peres, é que a pessoa compareça à unidade com sua carteirinha para que seja avaliada pelos profissionais se há alguma vacina em atraso. Se não houver, ela será orientada sobre quando deve voltar; se houver, será imunizada naquele momento. Isso acontece porque por vezes a criança ainda não tinha alcançado a idade necessária para receber uma certa dose, por exemplo. Quem não dispõe da caderneta de vacinação, por ter perdido ou rasurado o documento, pode, inclusive, solicitar uma segunda via na unidade de saúde.
Publicidade
Até essa semana era necessário um intervalo entre as vacinas de rotina e o imunizante contra a Covid-19. “Nós recebemos uma orientação do Ministério da Saúde que estabelece não haver mais a necessidade desse intervalo. Facilita muito, para não perder a oportunidade: a pessoa que se deslocou e não podia ser atendida, agora pode”, explica. Também será realizado um “Dia D” para a multivacinação em data ainda a ser definida. O dia de vacinação no fim de se mana possibilita que quem trabalha e não dispõe de tempo durante a semana possa comparecer à unidade de saúde para realizar a imunização. (Colaborou o repórter Ronaldo Falkenback).
LEIA MAIS: Vacinas contra gripe e Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia
VACINAS DISPONIBILIZADAS
Crianças:
BCG
Hepatite B
Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada)
Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada)
Rotavírus humano G1P1 (VRH)
DTP+Hib+HB (Penta)
Pneumocócica 10 valente (PCV 10)
Meningocócica C (conjugada)
Febre Amarela (atenuada)
Sarampo, Caxumba e Rubéola
(SCR)
Sarampo, Caxumba, Rubéola e
Varicela (SCRV)
Hepatite A (HA)
Difteria, Tétano e Pertussis (DTP)
Difteria e Tétano (dT)
Papilomavírus humano (HPV)
Varicela
Pneumocócica 23-valente (VPP23)
Publicidade
Adolescentes:
Hepatite B (HB recombinante)
Difteria e Tétano (dT)
Febre Amarela (atenuada)
Sarampo, Caxumba e Rubéola
(SCR)
Papilomavírus humano (HPV)
Meningocócica ACWY (conjugada)
Pneumocócica 23-valente (VPP23)
dTpa para adolescentes gestantes
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.