Saúde e Bem-estar

Santa Cruz terá ação de conscientização sobre câncer de colo de útero

Uma ação de conscientização para prevenção do câncer feminino pretende mobilizar os santa-cruzenses no sábado, dia 24 de setembro. Promovido pela Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (Apcolu), em parceria com o Grupo de Mulheres da Associação Comercial e Industrial (ACI) e apoio de outras entidades, o evento vai ocorrer na praça Getúlio Vargas, das 9 horas ao meio-dia, com foco na orientação e conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção. A iniciativa integra o mês de conscientização do câncer ginecológico.

Um dos principais pontos a serem abordados será o incentivo à vacinação, que é a esperança para erradicação da doença. A vacina é segura e está disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Na rede privada, pode ser aplicada de 9 a 25 anos em pessoas do sexo masculino e 9 a 45 anos para o sexo feminino. O evento também dará orientações contra a doença, como por exemplo, sobre a importância do diagnóstico rápido e formas de tratamento.

LEIA MAIS: Entidade alerta para a prevenção do câncer

Publicidade

Sobre a doença

O câncer de colo de útero é a quarta doença que mais mata mulheres no mundo. O principal fator de risco para o surgimento é a exposição ao vírus do HPV. Inicialmente, a infecção causada começa sem sinais aparentes, mas pode evoluir para lesões na pele e nas mucosas. Sem tratamento correto, as lesões podem se transformar em câncer, principalmente no colo do útero.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio no Brasil da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, lançou uma campanha que pretende erradicar a doença em até 10 anos. Dentre as estratégias estão a vacina HPV em 90% das meninas de até 15 anos; exame de diagnóstico HPV uma vez até os 35 anos e uma vez até 45 anos em 70% das mulheres; além do tratamento de 90% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras ou câncer.

LEIA MAIS: Santa Cruz tem nova associação na luta contra o câncer

Publicidade

Sobre a Apcolu

Ginecologista Denise Müller lidera a APCOLU | Foto: Eugênio Barreto

A Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero foi criada em abril deste ano e tem a ginecologista Denise Müller como presidente. O objetivo é disseminar por toda a região estratégias de prevenção e incentivar a vacinação para erradicar a doença. A entidade sem fins lucrativos reúne pessoas com o propósito de mudar a história da doença, planejando um futuro sem o câncer do colo de útero.

Uma das primeiras ações da associação foi em março deste ano. Através de uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), foram iniciados agendamentos de coleta de exame citopatológico do colo uterino para mulheres entre 25 e 64 anos, e que estiverem com os exames preventivos em atraso. O projeto é desenvolvido com apoio do Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc.

LEIA TAMBÉM: Câncer de mama e gravidez: veja mitos e verdades sobre ter filhos após o diagnóstico

Publicidade

Empresas e pessoas interessadas em serem parceiras da Apcolu podem entrar em contato através do telefone (51) 99807-9798 ou pela página no Facebook, @somos.apcolu. A sede física da associação fica na Clínica Lumina, localizada na Rua Thomaz Flores, 262, no Centro de Santa Cruz do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.