A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realiza, neste sábado, 11, das 8 horas às 14 horas, a 3ª edição da Coleta Seletiva Solidária, em modelo drive-thru, na Praça Getúlio Vargas, ao lado da casa da CDL. O objetivo é arrecadar resíduos recicláveis, estimulando atitudes de sustentabilidade e respeito à saúde do planeta e conscientizando as pessoas sobre um problema maior: o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
Durante o período em que será realizado o drive-thru, a comunidade poderá entregar papéis, vidros, metais, plásticos, óleo de cozinha e eletroeletrônicos. É necessário utilizar máscara ao levar a doação, porém não será preciso descer do veículo para entregar aos organizadores.
LEIA TAMBÉM: Ação reforça importância dos hábitos sustentáveis e da separação do lixo
Publicidade
Nessa edição, a Coomcat unirá forças com o Grupo do Bem Santa Cruz do Sul, para arrecadar também alimentos não perecíveis, visando combater a fome e promover saúde e segurança alimentar daqueles que mais precisam. Poderão ser doados itens como arroz, massas, feijão, óleo, farinha, lentilha, leite, enlatados, entre outros. Os mantimentos serão recolhidos pelo Grupo do Bem e distribuídos posteriormente às famílias em situação de vulnerabilidade do município. A entidade atua há mais de 16 anos em Santa Cruz do Sul e é formada somente por voluntários.
A Coleta Seletiva Solidária drive-thru conta com apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária (Facs), Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Plataforma Reciclar pelo Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo, Lixo Zero Santa Cruz do Sul, Recicle, DCE Unisc e Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc).
LEIA TAMBÉM
- Aposentado dá exemplo com o cultivo de árvores frutíferas em Sobradinho
- Sancionada lei para evitar pontos de descarte irregular de entulhos
Publicidade