Categories: Regional

Santa Cruz tem 2,4 mil doses da CoronaVac para começar a vacinação

Com a chegada das vacinas na região nesta terça-feira, 19, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) se prepara para distribuir as 4,4 mil doses para cada um dos 13 municípios de cobertura e que somam quase 500 mil habitantes. Somente Santa Cruz do Sul fica com pouco mais da metade do contingente – 2.460 doses.

LEIA MAIS: Região receberá 4,4 mil doses de vacina nesta terça-feira

Segundo a coordenadora da 13ª CRS, Mariluce Reis as vacinas serão entregues conforme o número de habitantes e a quantidade de profissionais de saúde. “Santa Cruz, por ser maior e ter dois hospitais com UTI vai receber mais. Isso vale para os municípios que têm hospital e ambulatórios de Covid-19.”

LEIA MAIS: FOTOS: cinco gaúchos recebem juntos as primeiras doses da CoronaVac

Mariluce explica que um representante de cada município da região estará em Santa Cruz para a retirada do imunizante quando este chegar na CRS. “Isso funciona assim como em outras campanhas de imunização e sempre deu certo.” Ela ainda lembra que pela manhã ocorreu uma reunião com as Vigilâncias Epidemiológicas e a decisão de iniciar ou não a vacinação de imediato é de cada gestor municipal. As doses chegaram em Santa Cruz por volta do meio-dia. A expectativa é de que a distribuição para as prefeituras da região inicie a partir das 14 horas.

Publicidade

Sobre a forma de vacinação, Mariluce diz que, para evitar aglomerações, ela deve aplicada no ambiente de trabalho dos profissionais de saúde. “A preferência, neste primeiro momento, é para as pessoas que trabalham na linha de frente e nas casas geriátricas. No caso dos hospitais, deve ser primeiro nas pessoas que trabalham diretamente com pacientes positivados.”

Doses
As 4,4 mil doses serão para a primeira dose de 4,4 mil pessoas. “Teremos transparência nesse processo. Cada local terá uma planilha com identificação de cada pessoa que receber o imunizante. Também é feito registro na carteira de vacinação, assim como a data marcada para a segunda dose.”

A vacina precisa ficar armazenada entre dois e oito graus o que, segundo Mariluce, é uma refrigeração que todos os municípios disponibilizam.

Publicidade

Colaborou o repórter Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.