O município de Santa Cruz do Sul tem sete dos dez bairros mais populosos do Vale do Rio Pardo. Os outros três são de Venâncio Aires. Já o Bairro Industrial, em Vera Cruz, apresenta o menor número de habitantes na região, com 57, seguido pelo Do Parque, em Santa Cruz do Sul, com 93. Os dados são do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os três bairros com maior número de habitantes na região são Centro (8.915), Arroio Grande (7.008) e Santo Inácio (5.813), todos de Santa Cruz do Sul. Na sequência aparecem o Centro de Venâncio Aires, Esmeralda (Santa Cruz do Sul), Aviação (Venâncio Aires), Faxinal Menino Deus (Santa Cruz do Sul), Coronel Brito (Venâncio Aires), Bom Jesus (Santa Cruz do Sul) e Linha Santa Cruz (Santa Cruz do Sul).
LEIA TAMBÉM: Estimativa do IBGE aponta crescimento populacional em Santa Cruz; confira
Publicidade
O IBGE considera como bairros apenas as divisões ou zoneamentos internos aos municípios legalmente instituídos pelo poder municipal. Entre os menores em número de habitantes na região, além de Industrial (Vera Cruz) e Do Parque (Santa Cruz do Sul), a lista conta com Industrial (Sobradinho), Renascer (Segredo), Peões (Sobradinho), Santo Antônio (Cerro Branco), Dos Arrozais (Cerro Branco), Rio Branco (Cerro Branco), Progresso (Santa Cruz do Sul) e Pousada do Sol (Sobradinho).
O bairro com maior número de habitantes em Candelária é Rincão Comprido, seguido por Centro, Ewaldo Prass e Marilene. Os menores são Costa Norte, Boa Vista e Nova Germânia. Em Rio Pardo, Boa Vista tem a maior população, seguido por Jardim Boa Vista e Ramiz Galvão. A lista dos menores é liderada por Fortaleza, Centro e Auxiliadora.
LEIA TAMBÉM: IBGE divulga totais da população por distritos; veja os números de cada município
Publicidade
Em Sobradinho, os mais populosos são o Centro, Maieron e Copetti, enquanto a lista dos menores tem Industrial, Peões e Pousada do Sol. O Centro de Vera Cruz é a área mais populosa da cidade, seguida por Arco Íris e Cipriano de Oliveira, enquanto Industrial, Maria Rosalina Pauli, Imigrantes e Boa Vista têm menos habitantes.
No País
O Censo Demográfico mostrou que o território brasileiro tinha, em 2022, 17.576 bairros. Entre os dez mais populosos do País, oito estavam no Rio de Janeiro. Campo Grande é o líder com 352.356 habitantes, seguido por Santa Cruz (249.130), Jacarepaguá (217.462.) e Bangu (209.302).
O primeiro bairro localizado fora do Rio de Janeiro no ranking é o da Cidade Industrial de Curitiba, em Curitiba (PR), com 172.510 habitantes. Pimentas, na cidade de Guarulhos (SP), é o único representante paulista na lista, com 168.232 habitantes. Completam a relação outros quatro bairros cariocas: Realengo (167.027), Guaratiba (159.888), Barra da Tijuca (151.603) e Tijuca (142.909).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: 17,08% dos domicílios na região estão desocupados, segundo IBGE
No Censo Demográfico 2022, a população localizada fora de bairros – ou seja, residente em municípios onde os bairros não eram formalmente instituídos ou em áreas não contempladas por bairros – foi de 119.431.359 de pessoas. Além disso, o Brasil tinha 468.097 setores censitários, distribuídos em 5.568 municípios e no Distrito Federal. Ao todo, o País ainda detém10.698 distritos e mais 643 subdistritos, presentes em 54 municípios.
Publicidade