Após uma mudança no prazo para a divulgação dos dados oficiais, foram apresentados nessa quarta-feira, 31, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dos 16 municípios que integram a área de cobertura da Gazeta do Sul, dez apresentaram saldo negativo em abril, tendo mais fechamentos do que aberturas de vagas.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz e Rio Pardo têm 184 vagas temporárias pela FGTAS/Sine
O pior desempenho foi percebido em Rio Pardo, que fez 163 admissões, mas contabilizou 381 demissões. No acumulado do ano, o município também registrou o resultado negativo de 265 postos com carteira assinada.
Publicidade
Santa Cruz do Sul continua como um dos locais com maior geração de oportunidades de trabalho formal. Entre os municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado aparece em quarto lugar, se for considerado o quarto mês do ano, com saldo de 619 vagas. A liderança ficou com Porto Alegre, que alcançou 2.334, em diferentes setores.
Entre os santa-cruzenses, apesar da arrefecida em relação a março, a indústria continua sendo a que mais contrata, puxada pelo setor da transformação do tabaco. No comparativo com abril do ano anterior, conseguiu mais do que dobrar, ampliando o saldo de 245 para 562 em 2023.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra 1.041 novas empresas nos primeiros quatro meses de 2022
Publicidade
Comércio e agropecuária mantiveram-se no mesmo patamar. Já os serviços apontaram uma expressiva queda no quarto mês. Em 2022, foram geradas 129 oportunidades; agora, apenas quatro. A construção civil, por outro lado, manteve o mesmo padrão de recuperação de março, passando de 31 para 96 novas vagas.
No Brasil
O Brasil registrou saldo positivo nas contratações com carteira assinada em abril, o que pode ser visto como um sinal de recuperação. No entanto, houve queda em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a diferença entre o número de contratações e de demissões ficou em 180.005.
LEIA TAMBÉM: RS é o sétimo estado mais rápido para se abrir empresas no Brasil
Publicidade
O total de postos formais do período está distribuído entre 23 das 27 unidades federativas. Apesar do saldo positivo, o número representa uma queda de 12,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 205.499 postos de trabalho foram criados.
O Caged mostra ainda uma redução de 6,7% em relação a março deste ano, que teve saldo positivo de 192.915 contratações. Já do início do ano até abril, foram abertas 705.709 vagas com carteira assinada, queda de 14,51%, em relação ao mesmo período de 2022.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!