Esta quarta-feira, 25, foi o dia mais chuvoso em Santa Cruz desde janeiro. São 106 milímetros até 21 horas e o acumulado continua subindo. A chuva ocorrida nesta quarta equivale a 90% do esperado para todo o mês de agosto no município, que é de 117 milímetros pela média histórica recente. Até então, o dia mais chuvoso para este mês tinha ocorrido em 31 de agosto de 1926, quando foi registrado 103 milímetros, segundo a antiga estação do Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura, instalada em 1914.
Se levar em conta a chuva dessa terça-feira, 24, e desta quarta, o total já supera o projetado para o mês – foram 123 milímetros em 48 horas. Desde o dia 1º de agosto, a chuva acumulada no Centro de Santa Cruz atinge 165 milímetros. Para se ter uma ideia, somente nesta quarta-feira, choveu mais do que o registrado em todo o mês de julho, que fechou com apenas 65 milímetros, em Santa Cruz. Os dados são da Estação de Meteorologia da Gazeta, localizada no Centro.
Neste ano, com exceção desta quarta-feira, só choveu tanto assim em 24 horas no dia 28 de janeiro. Naquela data, houve a chuva histórica, que causou alagamentos e prejuízos em diversos pontos da cidade. Na oportunidade, o acumulado no Centro foi de 110 milímetros em um único dia, mas com uma intensidade da chuva que atingiu, em determinado momento, 181 milímetros por hora. A principal diferença é que a chuvarada de janeiro foi concentrada em poucas horas e, por isso, causou tantos estrados e transtornos. Nesta quarta, foi mais diluída ao longo do dia.
Publicidade
LEIA MAIS: Semana será marcada por chuva e queda na temperatura em Santa Cruz