A chuva no Centro de Santa Cruz do Sul chegou a apenas 55 milímetros ao longo dos últimos 30 dias. O volume é bem abaixo da média história esperada para o mês, que é de 155 milímetros. Com isso, novembro é o período de 2022 em que menos choveu no município. Os dados são da estação de meteorologia da Gazeta Grupo de Comunicações.
Esse foi o terceiro mês com chuva abaixo da média em Santa Cruz, junto com setembro e outubro. Enquanto no último trimestre a precipitação somada atinge 210 milímetros, a água que evaporou do solo chega a 311 milímetros. Na prática, significa que cada metro quadrado de solo recebeu 210 litros de água enquanto perdeu 311 litros, o que representa um déficit hídrico.
LEIA MAIS: Outubro é o segundo mês consecutivo com chuva abaixo da média em Santa Cruz; veja a previsão
Publicidade
Para dezembro, a média histórica projeta precipitação na casa dos 135 milímetros. Se os efeitos do La Niña continuarem por causa do resfriamento das águas do Oceano Pacífico, a expectativa é de que o último mês do ano também tenha precipitação abaixo do esperado em Santa Cruz, o que pode contribuir para o acúmulo de perdas no campo.
A boa notícia é que atualmente existe tendência de retorno do El Niño a partir do outono. Se isso se confirmar, o aquecimento das águas do Pacífico pode trazer aumento da quantidade de precipitação para o Rio Grande do Sul a partir de meados de 2023.
*A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.