Categories: Regional

Santa Cruz tem caso suspeito de zika vírus

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde dessa sexta-feira, traz a informação de que um caso de zika vírus foi notificado em Santa Cruz do Sul. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica municipal, Luciana Ruschel de Alcântara, trata-se de um jovem de 17 anos que viajou para a Venezuela e apresentou sintomas ao retornar para a cidade.

Na região, há ainda outra suspeita, conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Beanir Lara. Seria uma criança de cerca de um ano, moradora de Vera Cruz, e com viagem recente para outro estado. Beanir ressalta que todo o paciente com sintomas semelhantes ao da doença deve ser notificado à Secretaria Estadual de Saúde. Até agora, nenhum caso informado teve diagnóstico positivo.

Em todo o Estado, já são 20 confirmações do vírus. Dentre elas, cinco são autóctones (contraídas dentro do território gaúcho) – de Porto Alegre, Rondinha, Frederico Westphalen, Ivoti e Santa Maria. Já em relação ao número de notificações, o documento apontou 373.

Publicidade

Em Cachoeira do Sul, um caso de microcefalia vem sendo associado ao zika vírus. Trata-se de uma moradora que viajou para o Sudeste enquanto estava grávida. Ao dar à luz o filho, foi confirmada a malformação.

SAIBA MAIS

A febre do zika vírus é uma doença viral aguda, transmitida por vetores, como o Aedes aegypti, semelhante ao vírus da dengue e chikungunya.

Publicidade

É caracterizada por febre constante, hepertermia, dores pelo corpo e principalmente na cabeça. Recentemente, foi identificada a relação do vírus com a Síndrome de Guillain-Barré e microcefalia em bebês de mulheres infectadas na gravidez.
O zika foi identificado em 1968. Em 2007 foi registrado um surto na Ilha de Yap (Micronésia) e entre 2013 e 2014, na Polinésia Francesa. A partir destes registros a Organização Mundial da Saúde passou a reconhecer os riscos.

No Brasil, deste outubro de 2014 estão sendo notificados casos Em abril de 2015 foi notificado o primeiro registro autóctone da febre.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.