Categories: Regional

Santa Cruz tem aumento de 75% no número de hospitalizados por Covid-19 em sete dias

O Vale do Rio Pardo permaneceu na zona de risco médio na 27ª rodada de atualização do modelo de distanciamento. Contudo, o aumento na nota foi significativo e serve de alerta para que a população respeite os protocolos de distanciamento e higiene, a fim de evitar nova proibição de diversas atividades.

É a primeira vez desde a 8ª rodada que o mapa aparece com três cores diferentes. No cálculo feito pelo Comitê de Dados, a região Covid 28, referenciada por Santa Cruz do Sul e que engloba outros 12 municípios do Vale do Rio Pardo, recebeu nota 1,36, um aumento expressivo sobre os 0,93 da semana passada e próxima do 1,50 que marca o limite entre as bandeiras laranja e vermelha.

LEIA MAIS: Vales seguem em laranja no distanciamento controlado

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul ainda chama atenção o aumento de 75% no número de hospitalizações de pacientes confirmados para a Covid-19 nos sete dias anteriores à sexta-feira, 6 – saltou de 12 para 21 pessoas. Desses, dez são moradores do município e os outros 11 são oriundos de outros locais da região e do Estado.

Em Cachoeira do Sul, a situação é ainda mais grave, com aumento de 100% no total de hospitalizados e ocupação de leitos que chegava próxima a 70% da capacidade nessa sexta-feira. Considerando todo o Rio Grande do Sul, a pandemia também avançou e volta a preocupar as autoridades de saúde porque a lotação das UTIs adulto voltou a ultrapassar os 70% da capacidade da rede hospitalar gaúcha, que conta atualmente com 2.531 leitos.

LEIA MAIS
Santa Cruz confirma 29 casos de coronavírus nesta sexta-feira
Região registra 217 casos e cinco óbitos nesta semana

Publicidade

No Estado, entre os indicadores que mostraram piora, estão o número de internados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em leitos de UTI, que cresceu 3%; o número de óbitos, que aumentou 4%; e a quantidade de leitos livres, com queda de 3%.

Contabilizando os pacientes internados por outras causas, nesta semana houve leve aumento no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de leitos de UTI no Estado, se percebe estabilidade na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 nas últimas quatro semanas.

LEIA TAMBÉM
Santa-cruzenses relatam situação na Europa, que vive segunda onda da pandemia
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.