Categories: Regional

Santa Cruz tem a maior chuva diária para julho em 106 anos

A chuva não deu trégua nem por um minuto dessa terça-feira, 7, em Santa Cruz do Sul. E quem achou no mínimo diferente a queda incessante de água, estava certo: as 24 horas compreendidas entre 0h01 e 23h59 deste dia 7 de julho quebraram recorde.

Com o registro, pela estação meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), de 116 milímetros, esse foi o dia com mais chuva em Santa Cruz do Sul, em um mês de julho, desde o começo do monitoramento climático no município, no comparativo com a antiga estação do Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura (entre 1914 e 1968) e com a estação da Unisc (desde 2004).

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: veja a situação do alagamento no Bairro Várzea

Publicidade

Conforme o professor de Agrometeorologia do curso de Engenharia Agrícola da Unisc, Marcelino Hoppe, até o momento, o recorde era do dia 23 de julho de 2014, quando foram registrados 104,8 milímetros. À época, a data superou o dia 3 de julho de 1943, de 90,2 milímetros.

O recorde deste mês de julho se confirma novamente quando levado em conta o levantamento da Gazeta Grupo de Comunicações: nas 24 horas do dia 7 de julho, foram 123,4 milímetros marcados pela estação da empresa, localizada no Centro de Santa Cruz.

Apesar da conquista, o dia não superou o maior acumulado para 24 horas na história climática em Santa Cruz, considerando todos os meses do ano, que foi registrado em 8 de outubro de 2015, com 170 milímetros.

Publicidade

CONFIRA TAMBÉM: Veja como está o tempo agora em Santa Cruz

Previsão

Depois de horas de chuva incessante em Santa Cruz do Sul, a tarde e noite desta quarta-feira devem ter alguns períodos curtos de melhora do tempo, conforme o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall. Entretanto, segue o alerta de alagamentos e inundações, como a situação que já afeta moradores do Bairro Várzea.

LEIA MAIS: Rio Pardinho sobe e alaga casas no Várzea; chuva atinge 140 milímetros

Já nesta quinta-feira, 9, a instabilidade dá lugar às baixas temperaturas, com a chegada de uma frente fria. A queda acentuada nas mínimas deve vir acompanhada de tempo seco e sol durante o dia, mas apenas até o fim de semana, quando as pancadas de chuva retornam à região.

Publicidade

Os próximos dias em Santa Cruz*:

Quarta-feira: mínima de 10 graus, máxima de 13 graus, tempo chuvoso
Quinta-feira: mínima de 5 graus, máxima de 14 graus, tempo seco com sol
Sexta-feira: mínima de 5 graus, máxima de 19 graus, dia ensolarado
Sábado: mínima de 11 graus, máxima de 23 graus, sol entre nuvens
Domingo: mínima de 12 graus, máxima de 19 graus, pancadas de chuva
Segunda-feira: mínima de 14 graus, máxima de 18 graus, predomínio de sol

*Dados obtidos no site do Climatempo às 10h20 desta quarta-feira, 8. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

LEIA MAIS: Deslizamento bloqueia trânsito na ERS-400

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.