Santa Cruz do Sul registra, até esta quarta-feira, 16, um total de 2.747 casos de dengue. Conforme boletim semanal divulgado pela Vigilância Sanitária, destes casos confirmados, 45 estão ativos (notificados e com início dos sintomas nos últimos 10 dias). Há uma pessoa hospitalizada por causa da doença e até o momento, o município registrou cinco óbitos por dengue. Ainda de acordo como boletim, houve 4.117 notificações de dengue – o que inclui casos suspeitos.
O total de confirmações da doença é 562 maior do que no boletim anterior, divulgado na quarta-feira passada, dia 9. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Tainã Bartel, o aumento ocorreu por causa de dados anteriores que foram adicionados ao sistema apenas agora. Segundo ele, as notificações estariam diminuindo.
LEIA MAIS: Vigilância Sanitária passa a divulgar mapa semanal de casos suspeitos de dengue
Publicidade
Também foi divulgado nesta quarta-feira o mapa de calor com as notificações por dengue no município (imagens abaixo). Quanto mais tonalizado na cor vermelha, maior o número de casos suspeitos em uma região da cidade.
LEIA MAIS: Santa Cruz tem a maior letalidade por dengue no Rio Grande do Sul
Transmissão e prevenção
A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.
Publicidade
Sintomas
O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma quinta morte por dengue em Santa Cruz
Publicidade