O Grêmio enfrentou o Santa Cruz neste domingo, 27, no Estádio Arruda, em Recife, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi goleado pelo Santa Cruz por 5 a 1. A noite para ser esquecida deixou o Grêmio na 8ª posição, com 53 pontos, enquanto o Santa Cruz chegou a 31 pontos, na 19ª posição. Na última rodada, o Grêmio recebe o Botafogo na Arena, em Porto Alegre, no domingo, 4, às 17 horas. No mesmo dia e horário, o Santa Cruz encara o São Paulo no Pacaembu.
Empolgado pela vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG fora de casa no primeiro jogo da final, o Grêmio vive a expectativa de encerrar um jejum de títulos ao conquistar a Copa do Brasil. Com isso, o time reserva seria colocado em ação mais uma vez. Nos três jogos anteriores, o retrospecto foi positivo: uma vitória e dois empates. O auxiliar técnico James Freitas estaria comandando os atletas em Pernambuco, enquanto Renato Portaluppi ficara em Porto Alegre para trabalhar com os titulares para a decisão da próxima quarta-feira. Autor de dois gols e expulso posteriormente no Mineirão na última quarta-feira, o atacante Pedro Rocha reforçaria os suplentes no Arruda. Já rebaixado, o Santa Cruz teria apenas o desfalque do suspenso Jadson, volante que foi negociado com a Ponte Preta. Derley seria o substituto na função. O técnico Adriano Teixeira também voltaria a ter Uillian Corrêa à disposição após suspensão por doping, mas o jogador não deve mais ser aproveitado.
O Grêmio produziu o primeiro lance de perigo. Aos 11 minutos, Negueba driblou na entrada da área e serviu Henrique Almeida, que recebeu na grande área e finalizou. Tiago Cardoso espalmou para escanteio. Já aos 13, Iago levantou a bola na área, Negueba dominou e rolou para Henrique Almeida balançar a rede. A arbitragem marcou impedimento. Aos 19, Léo Moura arriscou da entrada da área e Léo Moura encaixou firme no centro do gol. Aos 22, Iago cruzou e Negueba ficou com a bola após desvio na zaga. A finalização saiu sem direção. Aos 29, Grafite serviu Léo Moura, que bateu cruzado. Aos 32, Vitor alçou a bola na área e o cruzamento ganhou a direção do gol. Léo estava atento e espalmou pela linha de fundo. Já aos 38, Grafite recebeu na direita, ingressou na grande área e finalizou por cima. No minuto seguinte, foi a vez de Keno disparar com a bola dominada e concluir por cima.
Publicidade
Na segunda etapa, o time da casa voltou com ímpeto e abriu o placar aos três minutos. Keno levantou a bola na área da esquerda e Grafite cabeceou ao se antecipar de Wallace Reis. A bola foi no canto esquerdo de Léo. Aos quatro, Keno fez boa jogada na esquerda e cruzou na área. Grafite se enrolou com a marcação e não conseguiu finalizar. A vantagem dos mandantes não durou muito tempo. Aos sete minutos, o equatoriano Miller Bolaños tabelou com Pedro Rocha pela direita e bateu na saída do goleiro Tiago Cardoso. Mas o Santa Cruz voltou a ficar em vantagem aos 15 minutos. João Paulo cobrou falta, a bola desviou em Grafite no caminho e o goleiro Léo espalmou no canto esquerdo. Léo Moura pegou a sobra e bateu forte para superar Léo, que chegar a segurar a bola já adiante da linha. Aos 19, João Paulo cobrou escanteio fechado da esquerda e Léo espalmou na pequena área. Aos 21, Grafite soltou a bomba e Léo espalmou. O Grêmio trocou Negueba por Ty Sandows aos 22. No minuto seguinte, Moisés entrou na vaga de Guilherme Amorim. Na marca dos 25, Arthur deu o passe para Derley, que soltou a bomba da intermediária. A bola saiu à direita de Léo. Com pouca força ofensiva, o Grêmio se limitava a marcar e afastar o perigo nas bolas aéreas.
A última alteração no Grêmio foi a entrada de Batista na vaga de Henrique Almeida aos 39. No time pernambucano, Keno saiu para a entrada de Pisano. Para finalizar a noite, os mandantes surpreenderam ao marcar três gols após os 40 minutos. Roberto cobrou falta aos 41 minutos e anotou o terceiro gol do Santa Cruz. A bola chegou a tocar na trave esquerda antes de entrar. Quando o placar parecia definido, Grafite ampliou. O atacante escorou de cabeça após cruzamento de Vítor da linha de fundo pela direita. E teve mais. Arthur arrancou pela esquerda e driblou a marcação para finalizar, sem chances para o goleiro Léo. Embora a formação fosse reserva, o resultado não era esperado.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2016 – 37ª RODADA
SANTA CRUZ 5 x 1 GRÊMIO
Publicidade
Local: Estádio Arruda, em Recife (PE)
Data: 26 de novembro de 2016, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Pablo Almeida da Costa (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Cartões amarelos: Léo Moura, Derley e Keno (Santa Cruz); Kaio, Guilherme Amorim, Miller Bolaños e Wallace Reis (Grêmio)
Gols: Grafite (Santa Cruz) – 3min/2º e 43min/2º, Miller Bolaños (Grêmio) – 7min/2º, Léo Moura (Santa Cruz) – 15min/2º, Roberto (Santa Cruz) – 41min/2º e Arthur (Santa Cruz) – 46min/2º
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais e Roberto; Derley, João Paulo e Léo Moura; Arthur, Grafite e Keno (Pisano)
Técnico: Adriano Teixeira
GRÊMIO: Léo; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Wallace Reis e Iago; Guilherme Amorim (Moisés), Kaio, Negueba (Ty Sandows), Miller Bolaños e Pedro Rocha; Henrique Almeida (Batista)
Técnico: James Freitas
Publicidade
This website uses cookies.