Sicredi Vale do Rio Pardo sediará encontro para debater o mercado da energia solar

Santa Cruz do Sul será sede de encontro entre autoridades públicas, especialistas e empresários do setor de energia solar para debate sobre o futuro do mercado fotovoltaico no Rio Grande do Sul e no Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o workshop acontece no dia 9 de maio, das 19 às 22 horas, no auditório da sede administrativa do Sicredi Vale do Rio Pardo.

O evento trará uma série de palestras de convidados confirmados como Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar; Bárbara Rubim, vice-presidente de geração distribuída da Absolar; e Mara Schwengber, coordenadora estadual da Absolar no RS, além de demais representantes de empresas e agentes financeiros.

LEIA TAMBÉM: Votação popular vai contemplar entidade com usina solar fotovoltaica; participe

Publicidade

Potência instalada

O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a região possui 1 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Segundo a entidade, o território gaúcho responde sozinho por 11,8% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade. O Estado possui 116.036 conexões operacionais, espalhadas em todos os municípios gaúchos. Atualmente são 146.882 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 5,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 32,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no link: https://www.absolar.org.br/workshop-absolar-rs/.

Publicidade

LEIA MAIS: Brasil é quarto país que mais cresceu na fonte solar em 2021

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.