Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABASTECIMENTO

Santa Cruz sente os impactos do apagão nacional

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

A terça-feira em Santa Cruz do Sul foi conturbada para moradores de diversos bairros. Primeiro, durante a manhã, alguns pontos da cidade registraram a falta de energia elétrica. Após, o rompimento de uma adutora entre os bairros Senai e Bom Jesus afetou o abastecimento de água na maior parte da cidade. O gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Bruno Barreto, informou que o conserto foi finalizado às 18 horas e às 18h30 foram ligadas as adutoras. Porém, a previsão era de que o serviço fosse normalizado por volta das 23 horas.

LEIA MAIS: Falta de energia elétrica gera transtornos em Santa Cruz do Sul

O rompimento aconteceu no final da manhã dessa terça, causando alagamento que atingiu pátios de residências na Rua Amazonas, próximo à esquina com a Castro Alves. De acordo com Barreto, não foi possível estimar quantos moradores foram afetados, pois bairros como Dona Carlota, Rauber, Santa Vitória, Linha Santa Cruz, Jardim Europa e outros locais da Zona Sul não foram prejudicados. 

Publicidade

Água invadiu imóveis na Rua Amazonas | Foto: Divulgação

Em nota, a Corsan informou que a queda de energia em nível nacional impactou as redes de abastecimento e teria sido a possível causa do rompimento da adutora. Ainda segundo a Companhia, as equipes trabalharam de forma ininterrupta para agilizar o conserto, bem como prestar assistência aos imóveis afetados pela água. Também afirmou que, até o fim do ano, uma nova adutora estará em operação dando maior segurança no abastecimento.

O que aconteceu

Uma falha no sistema elétrico nacional provocou um apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal ontem. Segundo estimativa do governo, afetou um terço dos consumidores brasileiros. O blecaute, que durou cerca de seis horas em algumas cidades, foi mais intenso no Norte e Nordeste. Apenas Roraima, que ainda não está conectado ao sistema, não registrou problemas. As causas ainda não foram determinadas oficialmente.

LEIA TAMBÉM: Rompimento de adutora vai deixar bairros de Santa Cruz sem água até o fim do dia

Publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle dos setores de geração e transmissão de energia no País, iria apresentar relatório em até 48 horas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que as investigações terão a participação da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). “A única motivação que nos leva a pedir que o Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, também participe da apuração do ocorrido é a sensibilidade do setor elétrico nacional. No começo do ano, a PF atuou na apuração de casos de sabotagem a torres de transmissão no Paraná e em Rondônia.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.