O orquidófilo francês, morador de Santa Cruz do Sul, Daniel Chambart desmistifica a ideia de que cuidar de uma orquídea é algo complexo. Alerta que é preciso saber cultivar, como todas as plantas, dando sombra àquelas que gostam de sombra e sol às que preferem a claridade. Essas orientações e a possibilidade de ver flores competitivas e adquirir exemplares foram atrativos durante o fim de semana, na 17ª Exposição Regional de Orquídeas, realizada no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.
Há 40 anos como produtor, ele atua com três variedades, incluindo a de destaque desse período, a Cattleya Labiata. “Quem quiser cultivar pode procurar a Associação Santa-cruzense de Orquidófilos ou nós, que a gente explica, mas não tem segredo”, reforça. Ele conta que há variedades mais complicadas porque têm origem em outros lugares, pois há em todas as partes, “desde o nível do mar até Machu Picchu, em países quentes e frios”.
LEIA MAIS: Pavilhão Central da Oktoberfest esteve perfumado e colorido
Publicidade
O receio de como cuidar é a preocupação das amigas Delci Hoff e Vera Severo. Moradoras do centro de Santa Cruz, elas enfrentaram a chuva da tarde de sábado para conferir os exemplares em exposição. “Viemos abaixo de chuva para prestigiar. Elas são fantásticas e os produtores estão de parabéns”, frisa Delci.
Outra entusiasta das orquídeas é a moradora do Bairro Faxinal Maria Cenilda Machado. Ela acompanha todos os anos a exposição. “Tenho algumas em casa, mas são mais delicadas para cuidar. Precisamos ter a ideia de que planta é igual a um filho ou um animalzinho, tem que ter dedicação”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Festival aguça o paladar cervejeiro em Santa Cruz
Publicidade
Além dos diferentes tipos que puderam ser vistos no Pavilhão Central e levados para casa, o público teve a oportunidade de conferir o 12º Bazar Flor & Arte, no Pavilhão 2.
A planta que seduz as pessoas
Presidente da Associação Santa-cruzense de Orquidófilos, Ricardo Lindermann enfatiza a capacidade da planta de atrair o público por sua beleza. “A orquídea seduz as pessoas. E o orquidófilo deve estar ciente de que é uma planta que se cuida o ano inteiro e dá flor uma vez por ano”, enfatiza. Afirma, no entanto, que pode durar décadas se bem cuidada.
O evento do fim de semana mostrou que os apaixonados pelas orquídeas são capazes de enfrentar a chuva para conferir as novidades e as vencedoras da fase competitiva – 43 foram julgadas e ganharam destaque na exposição. Outras tantas foram vendidas por valores que variaram de R$ 20,00 a R$ 250,00.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Outono começará com risco de temporais em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
De acordo com Lindermann, o evento contou com 54 produtores de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Vera Cruz e São Sebastião do Caí. Nos dias 7 e 8 de setembro, o município sediará a Exposição Estadual de Orquídeas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙