ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz sedia Encontro Regional das Américas para discussão do tabaco

A produção mundial de tabaco é o tema central do Encontro Regional das Américas, da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA), que ocorre nesta segunda-feira, 18, em Santa Cruz do Sul. A atividade é realizada no Aquarius Flat Hotel e vai reunir nomes ligados ao setor no Brasil, Argentina e Estados Unidos. De forma online, por meio de videoconferência, também haverá a participação de representante da Colômbia. A programação iniciou às 8h15, momento no qual as delegações se reúnem com autoridades e imprensa para um ciclo de palestras sobre a cadeia produtiva e outros assuntos. Já na parte da tarde a reunião será fechada, apenas para as delegações.

A fim de adiantar o que esse encontro representa, bem como para destacar as projeções da ITGA para o setor de tabaco, a Gazeta do Sul falou com exclusividade, na manhã desse domingo, com o presidente da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco, José Javier Aranda. O bate-papo foi intermediado pela diretora-executiva da entidade, Mercedes Vázquez.

A atividade é realizada no Aquarius Flat Hotel | Foto: John Kaercher Machado
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Anuário 2023 aborda a relevância que o tabaco tem para o agronegócio brasileiro

Publicidade

A pauta do Encontro Regional das Américas inclui palestra, por vídeo, com o gestor de Análise da Indústria do Tabaco da ITGA, Ivan Genov, que falará sobre o bloco de mercado; palestra com o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, que abordará o perfil socioeconômico do produtor de tabaco da Região Sul do Brasil; palestra com Antonio da Luz, economista-chefe do Sistema Farsul, que abordará o tema A importância do Agro Brasileiro, e ainda um debate sobre a COP-10, coordenado pela diretora-executiva da ITGA, Mercedes Vázquez.

Aranda: “Tudo indica que a produção e o comércio irão se manter e, inclusive, crescer” | Foto: Rafaelly Machado

Entrevista – José Javier Aranda – Presidente da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA)

LEIA TAMBÉM: Pavilhão da Agricultura Familiar vai ter 40 estreantes

Curiosidades

Publicidade

José Javier Aranda tem 55 anos e é natural da província de Salta, na Argentina. É produtor de tabaco, atividade que herdou da família e está na quinta geração. Seu filho José Victor, de 24 anos, já garantiu a sucessão da propriedade de 40 hectares. Ele conta que neste ano, em função das precipitações de granizo, deve produzir em torno de 60 mil quilos do tipo Virgínia. Além do tabaco, dedica-se à criação de gado.

Publicidade

A produção na província argentina de Salta está condicionada à infraestrutura necessária para curar o tabaco. Uma das iniciativas para tentar aumentar essa capacidade é a construção de um maior número das chamadas estufas comunitárias que beneficiam os pequenos produtores. A margem de produção, atualmente, varia entre 35 milhões e 40 milhões de quilos. A intenção é aumentar esse volume, porque há terra e condições para produzir.

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta