No dia 24 de outubro, Dia Mundial contra a Pólio, será realizada uma ação especial em Santa Cruz do Sul para conscientizar a comunidade sobre a importância de seguir vacinando as crianças contra a paralisia infantil. Na Praça Getúlio Vargas, das 9 horas às 12h30, ocorrerá uma mobilização para chamar a atenção sobre a vacinação.
O evento contará com a participação dos Clubes Rotários do município, entre eles os Rotarys Santa Cruz, Avenida, Oeste e Cidade Alta, além do Rotaract, Interact, Rota Kids e Casa da Amizade. A ação terá apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que levará para a praça a Feira de Saúde, com presença dos serviços de Odontologia, Primeira Infância Melhor (PIM) e Equipe de Imunização, que administrará a gotinha salvadora, bem acompanhada pelo símbolo da campanha, o Zé Gotinha.
No sábado também ocorrerão atividades relacionadas ao redor de todo mundo e Santa Cruz do Sul não poderia ficar de fora. Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, falta muito pouco para a erradicação da doença. “Mas é preciso conscientizar a população sobre a importância de prevenir novos casos, através da vacinação. Estamos ao lado do Rotary por meio de ações de campanha contra o vírus da poliomielite.”
Publicidade
Apesar de considerada erradicada das Américas desde 1994, a poliomielite (ou paralisia infantil) ainda registra em torno de 650 casos da doença pelo mundo. Isso motiva o esforço de várias entidades internacionais em exterminar esse mal que, além dos casos paralisantes, pode levar à morte. Entre essas entidades, destacam-se as ações do Rotary Internacional, que se empenha em projeto de extermínio da doença.