Santa Cruz x Lajeadense, segunda-feira, 20, às 20h30, nos Plátanos. Esta é a partida agendada para a decisão da primeira edição da Taça Cigha – Copa dos Vales. As duas equipes passaram por Guarani e Avenida, respectivamente, na primeira fase e agora vão lutar pelo troféu inédito. Os perdedores vão se enfrentar mais cedo, às 18h30, no mesmo local, pelo terceiro lugar.
O Santa Cruz passou para a final com a vitória de 2 a 0 sobre o Guarani na noite desta sexta-feira, 17, também nos Plátanos. A equipe do técnico Lúcio Collet conseguiu reverter a desvantagem de 4 a 3 que trouxe do primeiro confronto, na última terça, 14, em Venâncio Aires. O meia Alex Goiano foi o autor dos dois gols – um de falta e outro de pênalti.
A Taça Cigha – Copa dos Vales é uma iniciativa gestada desde o final do ano passado, a fim de colocar os quatro clubes da região em ritmo de alta competitividade antes da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho 2017. Os dirigentes concordaram com a ideia e ajudar a formatar o torneio que é uma promoção da Rádio Gazeta, com realização da Gazeta Grupo de Comunicação e patrocínio da Cigha – Construtora e Incorporadora.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Logo no primeiro minuto de bola rolando, o time do Guarani protestou pênalti sobre Vinícius Padilha, mas a arbitragem não concordou. No lado do Santa Cruz houve o pedido de punição por simulação. O time da casa encontrava dificuldades para manter a posse de bola e o visitante aproveitava para meter pressão sobre a área adversária. Mauro teve boa chance aos 12 minutos, num contra-ataque, mas o chute saiu alto sobre o gol do Santa.
A primeira boa chegada do Galo foi aos 18 minutos. Elias jogou a bola na área para Tiago Saraçol e Alex Goiano, mas o zagueiro Eduardo Enrique se antecipou aos meias para afastar o perigo. Nova trama pela direita do ataque alvinegro, aos 21, envolveu Padel e Elias, que cruzou mais uma vez e Eduardo subiu para segurar firme. Aos 23, enfim, Alex Goiano mandou uma bomba na cobrança de falta e estufou a rede do Guarani – Santa Cruz 1 a 0. Padel teve a chance de ampliar apenas 5 minutos depois, porém chutou longe do alvo, para desespero da Juliano Fogaça que esperava a bola para finalizar em melhor condição.
Em vantagem no placar deste jogo, porém igualdado no escore agregado dos dois confrontos, o Santa Cruz procurou cadenciar as ações e o Guarani esperava para tomar a posse de bola e partir para o contragolpe. O Guarani respondeu no jogo aéreo, onde o Fernando Costa e seus companheiros de defesa se sobressaíram aos atacantes.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O time da casa iniciou mais consistente, fechando os espaços para o visitante se organizar e procurando ampliar logo nos primeiros minutos, porém sem encontrar boa finalização. Aos 6 minutos, foi a vez de Tiago Saraçol pedir pênalti, que a arbitragem também não concordou. Dois minutos depois, Alex Goiano lançou a bola na área em cobrança de falta, Carlos Eduardo fechou na tentativa do cabeceio e bola bateu na rede pelo lado de fora.
O Guarani conseguiu se soltar e armou boa oportunidade pela direita de ataque aos 10 minutos. Rodrigo Sirena chutou firme para grande defesa de Fernando Costa. Logo depois foi Sampson quem arriscou de fora da área e o goleiro alvinegro defendeu parcialmente. A zaga desfez o perigo. Os treinadores promoveram várias alterações e o jogo perdeu um pouco de ritmo. Com as equipes recompostas, aqueceu de novo.
O Santa Cruz atacava mais e em uma dessas investidas o meia Rafinha, que ingressou no lugar de Tiago Saraçol, sofreu pênalti. Alex Goiano cobrou e fez o segundo gol dele e do Galo na partida – 2 a 0 aos 23 minutos. Como o resultado parcial estava levando a equipe alvinegra para a decisão da Taça Cigha contra o Lajeadense, ela repetiu o primeiro tempo e passou a acomodar o jogo depois do gol.
Publicidade
O Guarani chegou na bola aérea em cobrança de falta aos 36, mas Fernando Costa evitou o gol de Matheus Alemão. No contragolpe, Alex Goiano mandou a bola na trave rubro-negro e por pouco não guardou o terceiro gol dele e do Santa Cruz. Em no falta batida da lateral do ataque do Índio, Eduardo Enrique cabeceou para a rede aos 39 minutos, mas Jeová Viana invalidou o lance, atendendo o apontamento de impedimento feito pelo seu assistente. O time de Venâncio protestou e Vinícius Padilha, que até já havia saído do jogo, recebeu o cartão vermelho. Por falta dura, aos 43, Robson Quintanilha também foi expulso.
TAÇA CIGHA – COPA DOS VALES – 1ª FASE
SANTA CRUZ 2 a 0 GUARANI
Data e hora: 17 de fevereiro, sexta-feira, 20h30
Local: Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul
Árbitro: Jeová Viana
Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Caio, Padel, Marciel, Fernando Costa e Guilherme Santos (Santa Cruz); Mauro, Vinícius Padilha, Sampson e Cássio (Guarani)
Cartão vermelho: Vinícius Padilha e Robson Quintanilha (Guarani)
Gols: Santa Cruz – Alex Goiano (23/1ºT e 23/2ºT)
Publicidade
SANTA CRUZ
Fernando Costa; Padel (Guilherme Sapé), Sandro, Caio e Marciel; David, Elias, Carlos Eduardo (Guilherme Santos), Tiago Saraçol (Rafinha) e Alex Goiano (Arthur); Juliano Fogaça (Anderson Catatau)
Técnico: Lúcio Collet
GUARANI
Eduardo; Murilo Xavier, Manolo, Eduardo Enrique e Rodrigo Sirena; Alexandre Lando, Sampson, Nei (Robson Quintanilha), Júlio César e Vinícius Padilha; Mauro (Cássio)
Técnico: Gelson Conte
Publicidade