Apesar de já ter mais de 6 mil casos confirmados de Covid-19, Santa Cruz do Sul se destaca entre os municípios de porte semelhante no combate à pandemia. No comparativo com as cidades de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Erechim, Sapucaia do Sul e Uruguaiana, todas entre 105 mil e 141 mil habitantes, Santa Cruz é a que soma o menor número de óbitos, com 48*, e também registra o menor índice de mortalidade para cada 100 mil habitantes, com média de 36,2.
É importante destacar, contudo, as diferentes realidades vividas por cada um desses municípios e também o comportamento de cada população. Bento Gonçalves, por exemplo, já possui 9.123 casos confirmados e 159 óbitos, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 132 para 100 mil habitantes. No entanto, trata-se de uma cidade turística que recebe um grande número de visitantes, tanto de outras regiões do Estado como de diversos locais do Brasil e do exterior, tornando mais fácil a disseminação do vírus entre os moradores.
LEIA MAIS: Confirmados 24 novos casos de Covid-19 em Santa Cruz
Publicidade
Já Cachoeirinha e Sapucaia do Sul integram a Região Metropolitana de Porto Alegre. Dessa forma, são grandes a circulação entre os municípios e a quantidade de pessoas que se desloca até a Capital diariamente por motivos de trabalho ou educação, contribuindo também para que o vírus se espalhe mais rapidamente e aumente os números. Cachoeirinha possui 7.186 casos confirmados e 162 óbitos, enquanto Sapucaia do Sul já registrou 6.040 positivos e 169 mortes. As taxas de mortalidade para 100 mil habitantes são de 124,3 e 116,3, respectivamente.
*O número de óbitos aumentou após o fechamento deste levantamento e publicação da reportagem. No fim da tarde desta quarta-feira, foi divulgada a atualização dos dados e dois novos óbitos confirmados – chegando ao total de 50. LEIA: Santa Cruz chega a 50 mortes por Covid-19 confirmadas
O comparativo:
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.