Com um número expressivo de casos de dengue em 2024, Santa Cruz do Sul registrou nesta semana a segunda morte pela doença no ano. A vítima seria uma mulher de 71 anos, residente em Santa Cruz do Sul, portadora de três comorbidades, que veio a óbito no dia 22 de abril. A informação foi confirmada pela Prefeitura nessa segunda-feira, 6.
O primeiro óbito havia sido confirmado em 6 de fevereiro. A vítima foi um homem de 65 anos, com comorbidades, residente em Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Análise aponta perfil dos óbitos por dengue no Rio Grande do Sul em 2024; veja os dados
Publicidade
Segundo o último boletim das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti em Santa Cruz, o município já registra 1.494 casos de dengue em 2024. Foram 364 novas ocorrências desde a divulgação anterior, de 24 de abril. Além disso, os dados trazem a informação da morte de um paciente vindo de outro município que estava internado em Santa Cruz.
No momento, cinco pessoas estão internadas por dengue nos hospitais do município, sendo quatro no Hospital Santa Cruz (HSC) e uma no Hospital Ana Nery. Além dos casos confirmados, outros 2 mil aguardam resultado de exames por parte dos órgãos de saúde.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul receberá doses da vacina contra a dengue
Publicidade
Principais sintomas da dengue
- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;
- dor retroorbital (atrás dos olhos);
- dor de cabeça;
- dor no corpo;
- dor nas articulações;
- mal-estar geral;
- náusea;
- vômito;
- diarreia;
- manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade