ATUALIZADO ÀS 13h53
Santa Cruz registrou queda de granizo pouco antes do meio-dia desta quinta-feira, 17. Por volta das 11h55 uma forte pancada de chuva veio acompanhada das pedras. Leitores relataram por meio do WhatsApp que os municípios de Vera Cruz e Candelária também tiveram ocorrências de granizo no mesmo horário.
O empresário Dioclécio Bastos, proprietário de uma revenda de carros na Rua Oscar Jost, no Bairro Avenida, relatou que uma das pedras que caíram no local pesava cerca de 300 gramas. Ele enviou a imagem para o Portal Gaz e contou que o peso do granizo fez com que a lataria do carro ficasse amassada. Quem estava na rua no momento da chuva procurou formas para se proteger, os postos de combustíveis ficaram abarrotados de veículos, como mostra um dos vídeos abaixo.
Publicidade
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Barbosa, no início da tarde quatro moradores do Bairro Várzea entraram em contato para relatar danos ocasionados pela queda de granizo. Em todos os casos os telhados das residências foram atingidos e precisam de reparos. Em alguns pontos do Centro de Santa Cruz a água ficou acumulada, como no Trevo do 2001 e no cruzamento das esquinas da Avenida João Pessoa com Oscar Jost.
Publicidade
Já conforme a Associação dos Fumilcultores do Brasil (Afubra) os casos mais graves registrados nas lavouras por conta da queda de granizo ocorreram em Vera Cruz nas localidades de Ferraz, Cipriano e Dona Josefa.
Ontem pelo menos 90 municípios gaúchos tiveram ocorrência de pedra. Segundo a Defesa Civil do Estado, 520 famílias foram atingidas.
Publicidade
Publicidade