A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira, 6, o primeiro caso da doença Monkeypox em Santa Cruz do Sul. O paciente, que esteve em Porto Alegre, encontra-se bem e em isolamento domiciliar.
Causada pelo vírus monkeypox, a doença tem como principal sintoma a erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Elas podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais. Os pacientes ainda podem apresentar febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia.
LEIA MAIS: Brasil tem oitava morte por varíola dos macacos confirmada
Publicidade
A Monkeypox é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com a doença ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem, por isso é fundamental que o paciente utilize máscara cirúrgica e fique isolado.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais as semelhanças e diferenças entre monkeypox e Covid-19
A doença foi detectada pela primeira vez no Brasil em 9 de junho do ano passado. O Município de Santa Cruz do Sul ainda não tinha nenhum caso confirmado da doença. No ano passado, 27 casos suspeitos foram descartados após resultados dos exames. No Rio Grande do Sul, conforme boletim divulgado no dia 24 de março – o mais recente -, já são 330 pacientes confirmados com a doença, desde o ano passado.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade