O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul confirmou um caso positivo para chikungunya no município. A informação consta em boletim divulgado nessa segunda-feira, 22. Esse é o primeiro confirmado da doença no município em 2023. De acordo com o boletim, trata-se de um caso importado do Estado de Minas Gerais. Não foram divulgadas informações sobre o sexo e idade do paciente.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: depois das chuvas, agentes de endemias intensificam ações de combate ao Aedes aegypti
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a zika. Ainda conforme os dados de arboviroses apresentados no boletim, Santa Cruz do Sul confirmou desde janeiro 71 casos de dengue. Além disso, 296 casos estão em análise, ainda aguardando resultados de exames.
Publicidade
A fim de evitar a disparada de casos, a prefeitura de Santa Cruz do Sul atua em pontos estratégicos, como cemitérios, floriculturas, sucatas e borracharias. As vistorias são feitas a cada 15 dias e também englobam residências. Atualmente, são 12 agentes de combate a endemias contratados para realizar esses serviços, mas a Prefeitura busca aumentar esse contingente para poder otimizar as inspeções.
LEIA TAMBÉM: Vereador denuncia casos de lixo acumulado
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.