Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SURTO

Santa Cruz registra mais de cem casos de mão-pé-boca em crianças

Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos está entre os sintomas

Santa Cruz do Sul registrou nos últimos dias crescimento de casos da virose mão-pé-boca em crianças. Segundo a Secretaria de Comunicação do município, mais de cem casos foram contabilizados. Na última semana, quando a Prefeitura emitiu um alerta, havia três surtos em escolinhas, sendo mais de dez diagnósticos da doença em cada instituição. Ainda de acordo com a pasta, todos os casos são acompanhados pela vigilância epidemiológica, pelos profissionais da atenção básica e pelas instituições envolvidas.

LEIA MAIS: Santa Cruz registra três surtos de mão-pé-boca em escolinhas

Conforme a secretária de saúde, Daniela Dumke, a síndrome mão-pé-boca é comum em crianças com até cinco anos, mas somente nos últimos anos houve a necessidade de registrar oficialmente os casos. “Começou a ser considerada surto e notificada à Vigilância Epidemiológica em 2019. Em 2020, não tivemos, já que as escolinhas ficaram fechadas por causa da pandemia. Agora, temos, sim, esse número alto, em que a notificação é feita.”

Publicidade

A doença se caracteriza por pequenas feridas avermelhadas na cavidade oral, mãos e pés e é altamente transmissível. Segundo Daniela Dumke, febre e falta de apetite também são sinais comuns da síndrome. Ao manifestar sintomas, a criança não deve ser levada à escola e precisa evitar o contato com outras crianças e adultos, para auxiliar na interrupção da cadeia de transmissão.

LEIA TAMBÉM: Em crianças, Covid-19 pode apresentar sintomas diferentes, diz pesquisa

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.