Santa Cruz do Sul

Santa Cruz registra mais de 500 milímetros de chuva em menos de uma semana

Devido à continuidade da chuva e da enchente em Santa Cruz do Sul e região, o trabalho de ajuda aos atingidos pela calamidade é contínuo. No início da tarde dessa quinta, o município havia registrado 524 milímetros de chuva desde o último sábado. O volume ultrapassou em muito o esperado para todo o mês de maio e deve aumentar ainda mais nos próximos dias. Os dados são da Rádio Gazeta

No Parque da Oktoberfest, a Prefeitura e demais equipes aumentaram o número de espaços aos desabrigados. Quem ocupava um dos cômodos era Márcia Pereira, de 44 anos. A moradora do Bairro Várzea, especificamente da Rua Ernesto Wermuth, precisou sair de casa na terça-feira. Segundo ela, a água chegou a subir até a metade do corpo no imóvel. Márcia contou que o barco de um conhecido foi o meio que a família encontrou para deixar a residência em segurança. “A situação estava muito complicada”, relembrou.

LEIA MAIS: Helena Hermany decreta estado de calamidade e luto oficial em Santa Cruz

Publicidade

Na Oktoberfest, a moradora do Várzea está acompanhada do esposo, três filhas, um neto e um tio cadeirante. Conforme ela, o atendimento da Prefeitura é excelente, mas a família ainda está muito abalada com a situação. “É triste, mas agradeço a Deus por estarmos vivos. Muitas pessoas não conseguiram se salvar”, desabafou. 

Márcia, a filha Helena e o marido Tiago estão abrigados no parque com outros familiares

A prefeita Helena Hermany afirmou à Gazeta do Sul na tarde dessa quinta-feira, 2, que em torno de 300 pessoas estão abrigadas no Parque da Oktoberfest – nos pavilhões 2 e 3, nas casinhas típicas e no Ginásio Poliesportivo, onde foi montado um espaço recreativo para as crianças com a presença de professores voluntários. Os animais estão sendo acolhidos no Centro de Eventos.

Helena também falou sobre o espaço montado na Escola Estadual Ernesto Alves, para apoio aos desabrigados e desalojados de Sinimbu. O local está recebendo donativos e canalizando as doações ao município. “Mandamos dois caminhões do Exército que conseguiram passar com muitos produtos. Sabemos que a situação está muito preocupante”, disse. A prefeita também frisou que as doações do Pavilhão Central são repassadas aos abrigados e aos moradores que estão acolhendo pessoas em suas casas.

Publicidade

Ajuda voluntária é essencial

A coordenadora das doações no Parque da Oktoberfest, Solange Basso, elogiou o envolvimento da população em favor dos atingidos. Segundo ela, doações chegam a todo instante no Pavilhão Central, mas reforça que muitos itens ainda são indispensáveis, como colchões, roupas de cama, produtos de higiene e limpeza e alimentação. “Nós precisamos de tudo um pouco, o que vier é sempre bem-vindo”, disse.

Solange ressaltou que a Escola Ernesto Alves de Oliveira centralizou o suporte a Sinimbu. “O ideal é que quem deseja auxiliar a cidade vizinha se dirija à escola. No Parque da Oktoberfest, não estamos conseguindo dar conta de tudo.” Apesar de haver muitos voluntários, Solange reforça que todos que puderem devem se disponibilizar para ajudar as pessoas necessitadas. “Peço que não deixem de fazer seus cadastros, porque com certeza precisaremos de muita mão de obra a partir de agora.” 

A Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou ontem o cadastro de interessados em auxiliar os moradores atingidos, após o término das enxurradas. A inscrição pode ser feita no Ginásio Poliesportivo, ou ainda por meio virtual. Um link com formulário está disponibilizado no site da Prefeitura para quem deseja se voluntariar.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.