Categories: Regional

Santa Cruz registra a menor temperatura do ano durante a madrugada

Todos os clichês de inverno se tornaram reais nesta sexta-feira, 3: o frio de “renguear cusco” e de “bater queixo” chegou a Santa Cruz do Sul. A madrugada, inclusive, registrou a temperatura mais baixa desde o dia 1º de janeiro de 2020. E isso deve se repetir no fim de semana, mas uma reviravolta no tempo ainda pode surpreender os santa-cruzenses.

Às 5h34 desta sexta, a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações (no Centro da cidade) marcou a mínima do ano, de 3 graus – mas a gente bem sabe que a sensação térmica, neste horário, foi muito mais baixa. A estação do Country registrou temperatura ainda menor durante a madrugada: 2,7 graus. Ainda houve registro de geada em diversos pontos do município.

LEIA TAMBÉM: Temperatura despenca e eleva procura por abrigo

Publicidade

Geada foi registrada no campo do Flamengo, no Arroio Grande | Foto: Adriano Maas/Divulgação

E Santa Cruz não foi o único município dos Vales que foi marcado pelo frio intenso. Venâncio Aires teve a mínima da região entre os municípios com monitoramento automático, de 1,5 graus. Rio Pardo marcou 2,5 graus; Cachoeira do Sul teve marco de 2,8 graus; e, Salto do Jacuí teve mínima pouco maior que Santa Cruz, de 3,3 graus, todos durante a madrugada.

Todo esse frio é naturalmente esperado para o inverno, que teve início há apenas 13 dias (em 20 de junho). Conforme o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, o tempo seco deve se manter entre esta sexta e sábado. “A massa de ar seco e frio de origem polar, sobre o Estado, garante tempo firme nesta sexta, que será mais um dia muito frio, literalmente congelante, no Estado e na Região do Vale do Rio Pardo”, disse, à Rádio Gazeta.

Apesar do frio, ainda será possível esquentar os pés ao sol, porque ele vai predominar ao longo do dia, com vento fraco na região. A situação deve se repetir neste sábado, quando pode haver novo recorde de mínima do ano. “A temperatura permanece muito baixa na madrugada [de sábado], inclusive vão se repetir essas mínimas abaixo dos 5 graus e até próximas de zero em alguns pontos, com formação de geada em diversos locais da região.”

Publicidade

No domingo, no entanto, haverá uma reviravolta no tempo e a instabilidade chega ao Vale do Rio Pardo. Conforme Nachtigall, a chuva que começa a dar as caras em Santa Cruz e municípios vizinhos pode ser, inclusive, localmente forte em alguns pontos. E a instabilidade deve ficar à espreita, já que na terça-feira as pancadas de chuva são esperadas novamente.

LEIA TAMBÉM
Campanha do Agasalho 2020 supera doações do ano anterior
Expectativa é que o Lago Dourado esteja no nível normal em 20 dias

Previsão para os próximos dias*:

Sexta-feira: mínima de 2 graus, máxima de 13 graus, dia de sol
Sábado: mínima de 5 graus, máxima de 19 graus, predomínio de sol
Domingo: mínima de 14 graus, máxima de 18 graus, chuva a qualquer hora
Segunda-feira: mínima de 7 graus, máxima de 16 graus, sol entre nuvens
Terça-feira: mínima de 9 graus, máxima de 13 graus, pancadas de chuva

Publicidade

*Dados obtidos no Climatempo às 8h35 desta sexta-feira, 3. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

LEIA MAIS: Frio chega e muda rotina dos moradores da região

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.