O avanço da pandemia segue produzindo números impressionantes em Santa Cruz do Sul. Nas últimas três semanas – entre os dias 3 e 21 de janeiro –, o município registrou 3.159 novos casos da Covid-19. A título de comparação, no mesmo período do ano passado esse número havia sido de 1.570 novos positivos. Apesar da disparada, as internações nos hospitais permanecem estáveis. Nessa sexta-feira, 21, houve a confirmação de mais um óbito, um homem de 87 anos.
Na virada do ano, o total de positivos para a doença era de 21.017 pessoas desde o início da pandemia. Contabilizando os dados do último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, esse número saltou para 24.278 infectados, um aumento de 15% em apenas 18 dias. O dado que realmente salta aos olhos é a quantidade de casos em isolamento domiciliar: de 58 em 3 de janeiro para 1.480 nessa sexta-feira, dia 21. O crescimento corresponde a 2.452%.
Os internados, por mais que o número ainda não seja alarmante, também tiveram alta expressiva de 180%, passando de cinco para 14. Na quinta-feira, quando houve o pico do período, eram 18 pessoas em tratamento hospitalar. Na mesma esteira, os casos suspeitos – aqueles que aguardam o resultado da coleta encaminhada ao laboratório – saltaram de 347 para 1.676 – 383% a mais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Saúde autoriza Coronavac para crianças e jovens de 6 a 17 anos
Em recente entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a secretária da Saúde, Daniela Dumke, afirmou que o cenário do ano passado só não está se repetindo devido à eficácia das vacinas em prevenir quadros graves da doença. Para se ter uma ideia, no mesmo período de 2021 Santa Cruz registrou 17 mortes em decorrência da Covid-19, ante dois neste ano. Daniela ressaltou que a situação está sob controle e não há planos de retomar as restrições, mas os números já preocupam.
Nessa semana o Gabinete de Crise, no âmbito do Sistema 3As de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, emitiu Alertas para 12 regiões Covid. Com isso, as associações de municípios tiveram de apresentar planos com ações para combater a disseminação do vírus. O Vale do Rio Pardo (R28) não estava entre elas, mas a rápida escalada dos indicadores sugere que a situação pode mudar. E indica que todo cuidado é pouco.
Publicidade
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.