ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz registra 12 mortes por aids ao ano; campanha alerta para prevenção 

Santa Cruz registra 12 mortes por aids ao ano; campanha alerta para prevenção 

Iniciativa: Cemas realiza testes rápidos que apontam o resultado em até 20 minutos

Assim como outros meses do ano alertam para conscientização sobre diversos temas, o Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conforme informações da Biblioteca Virtual em Saúde. A campanha chama também a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

LEIA MAIS: Aumento de casos de HIV preocupa Santa Cruz e região

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, segundo a enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), Micila Chielle, em alusão ao Dezembro Vermelho, houve um seminário regional de atualização para as questões do HIV em 1º de dezembro, lembrado como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A atividade contemplou todos os profissionais de saúde da região de atuação do Cemas, que engloba Santa Cruz, Rio Pardo, Vale do Sol, Vera Cruz, Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras, Candelária e Pantano Grande.

Publicidade

De acordo com Micila, em torno de 2 mil pessoas realizam o tratamento para HIV no Centro Municipal. Somente em Santa Cruz do Sul, o número chega um pouco acima de mil. No entanto, a preocupação gira em torno dos casos ainda desconhecidos de HIV. “A Organização Mundial da Saúde estima que, para cada caso confirmado, há quatro casos desconhecidos”, afirma. Um aspecto que dificulta o diagnóstico, segundo Micila, é a demora no surgimento dos sintomas, que podem levar de cinco até dez anos para aparecerem. 

LEIA MAIS: Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil

Ainda são registradas mais de dez mortes pela aids por ano

Publicidade

Em média, Santa Cruz registra 12 mortes anualmente pela aids, causada pelo vírus HIV. Micila diz que o número é significativo e explica que a maioria das pessoas vem a óbito porque não aderem ao tratamento contra a aids ou porque descobrem o diagnóstico de forma tardia. “Por isso, é recomendada a prática do sexo seguro e que as pessoas com uma vida sexual ativa realizem testes rápidos, no mínimo uma vez por ano”, reitera.

Publicidade

O teste rápido pode ser encontrado em qualquer posto de saúde de Santa Cruz, inclusive no Cemas e no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com livre demanda. Não há necessidade de agendamento, e o resultado fica pronto em 20 minutos. Para facilitar o acesso, o Cemas oferece um horário noturno nas quartas-feiras, das 17h30 às 19h30.

LEIA TAMBÉM

Micila recomenda que os interessados em realizar o teste compareçam às unidades pelo menos uma hora antes do fechamento. “Caso dê positivo, a pessoa será encaminhada para atendimento médico e pode ser até medicada na hora”, conta.  

Publicidade

Ela explica que, após o paciente descobrir a doença, pode realizar exames e buscar a medicação através do Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia envolve dois comprimidos que são ministrados uma vez ao dia, e os exames devem ser feitos a cada seis meses. “O tratamento é acessível e praticamente não possui nenhum efeito colateral.” A coordenadora do Cemas lembra que a pessoa que está tratando o HIV não consegue transmitir o vírus, por isso o diagnóstico precoce é importante.

Publicidade

Assim como a medicação para tratamento pode ser retirada de maneira gratuita, a população também tem acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que pode ser garantida no Cemas ou no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz. Segundo Micila, a PEP é uma medicação que pode ser utilizada em até 72 horas após um possível contato com o HIV em situações de violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional. “A pessoa vai tomar a medicação por 28 dias, e depois faremos o acompanhamento para que ela não se contamine”, esclarece. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta