ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz reforça atenção após casos de mão-pé-boca em crianças no mês de março

Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos está entre os sintomas

Santa Cruz do Sul registrou 14 casos da síndrome Mão-pé-boca em março. A doença é uma infecção contagiosa – muito comum em crianças menores de cinco anos – e se caracteriza por pequenas feridas avermelhadas na cavidade oral, mãos e pés. Sintomas como febre, vômito, diarreia e falta de apetite também são comuns.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra mais de cem casos de mão-pé-boca em crianças

Publicidade

Procurada pela reportagem no início desta semana, a então secretária de Saúde Daniela Dumke destacou que por tratar-se de um vírus altamente transmissível, o número de casos no município requer atenção. “Não se trata de um número alto, mas é preciso estar atento para prevenir a disseminação”, considerou. No ano passado, Santa Cruz registrou um surto da síndrome em escolas de educação infantil, com o registro de mais de 100 casos.

Publicidade

A nível de Estado, o número de casos preocupa ainda mais. Nesta semana, o governo gaúcho emitiu uma nota de alerta e esclarecimento sobre a doença. Já foram notificados 20 surtos – quando há mais de três casos em um mesmo local – somente nos primeiros meses de 2023. Somados, esses surtos representam 210 casos em 15 municípios. No anos passado, foram 68 surtos em 35 cidades, que somaram 581 casos. O ano de 2021 se encerrou com 172 surtos em 76 municípios, que totalizaram mais de 3,3 mil casos.

LEIA TAMBÉM: Serviço de saúde lança plano para controle dos casos de tuberculose na região

Transmissão

Publicidade

A transmissão da Mão-pé-boca ocorre através contato com pessoas, fezes, saliva, secreções, objetos ou alimentos contaminados. Mesmo após a cura, o infectado ainda pode transmitir o vírus pelas fezes durante quatro semanas.

Publicidade

As principais medidas de controle são o afastamento até resolução dos sintomas, que devem ter melhora espontânea até sete dias, e a intensificação das medidas de higiene de mãos e do ambiente e superfícies, com especial enfoque em objetos compartilhados, como brinquedos, nos casos das creches. Ainda, é orientado às crianças o aumento do consumo de líquidos, repouso e alimentação leve.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta