Santa Cruz do Sul

Santa Cruz reconhece bailes, fandangos e danças tradicionais como patrimônio cultural

A lei que reconhece os bailes, fandangos e danças tradicionais do nativismo gaúcho como patrimônio público, cultural, histórico e de lazer em Santa Cruz do Sul foi sancionada e promulgada pelo prefeito Sérgio Moraes. A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta sexta-feira, 28. O projeto, de autoria do vereador Andrei Barboza (PDT), foi apresentado na Câmara de Vereadores em fevereiro deste ano.

A medida, aprovada pelo Poder Legislativo, visa valorizar e proteger as manifestações culturais locais, especialmente aquelas realizadas por entidades e grupos tradicionalistas oficiais. De acordo com a nova legislação, os ensaios e treinos para eventos oficiais também passam a ser considerados parte desse patrimônio, assegurando proteção pública, cultural e histórica.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes anuncia R$ 210 mil para entidades tradicionalistas de Santa Cruz

Publicidade

A lei estabelece que a Prefeitura poderá oferecer o apoio necessário para o incentivo e a proteção desses eventos, além de prever diversas fontes de financiamento, incluindo recursos do orçamento municipal, doações de empresas, emendas parlamentares, contribuições de pessoas físicas e entidades, e apoio dos governos estadual e federal.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais