Santa Cruz do Sul recebe pela primeira vez o Maio Furta-Cor. A campanha comunitária, sem fins lucrativos, democrática e apartidária visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Durante o mês de maio, época em que é celebrado o Dia das Mães, diversas ações de conscientização são realizadas. A campanha existe desde 2020 e já aprovou mais de 30 leis Maio Furta-Cor, três delas estaduais. Inclusive, no último dia 18, Santa Cruz do Sul publicou um decreto integrando o Maio Furta-Cor no calendário oficial do município.
Quem trouxe o Maio Furta-Cor para Santa Cruz foi a cofundadora da empresa Grupo Trilhas, Daniela Silveira. Ela conheceu a campanha em 2022, época em que viveu o seu segundo puerpério, fase do pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas.
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Conforme Daniela, existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, fato que é ainda mais reforçado no campo materno. “Com isso assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães”, afirma.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. O sofrimento mental das mulheres-mães pode ser tão intenso a ponto de levá-las ao suicídio, uma das principais causas de morte de mulheres no primeiro ano de vida após a gestação.
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A campanha leva a furta-cor como símbolo, cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. Nesse sentido, no espectro da maternidade não é diferente, pois nele cabem todas as cores.
Atividades híbridas
Desde fevereiro deste ano, Daniela articula pessoas em um movimento de amor e colaboração em favor das mães. Solidarizadas pela ação, muitas empresas e profissionais autônomos vêm aderindo ao movimento. Por isso, é importante ressaltar que o Maio Furta-Cor não é uma campanha limitada ao público feminino, mas aberta para toda a população. “Não nos importamos com idade, gênero ou raça. Apenas é preciso querer cuidar das mulheres que sempre cuidam de todos: as mães”, destaca.
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As ações da campanha em Santa Cruz serão híbridas, em modo online e presenciais, realizadas desse sábado, 29, até 13 de maio. A programação completa já foi divulgada e conta com 14 lives e oito eventos presenciais. A lista das atividades pode ser conferida no perfil do Instagram @trilha.colaborativa. As presenciais necessitam de inscrição devido ao limite de vagas. As pessoas interessadas devem preencher o formulário no link fixado na chamada da ação ou na biografia do perfil no Instagram.
Ainda segundo a organizadora da campanha, as atividades transmitirão conhecimentos de diversas maneiras. “Cada live foi pensada no sentido de levar informação às famílias sobre algum fator de sofrimento apontado pelas mulheres na missão mãe. Já os encontros presenciais têm o objetivo de acolher e maternar as mulheres, mães e famílias participantes”, explica.
Para ajudar na execução das atividades, camisetas da campanha encontram-se à venda no valor de R$ 35,00. Para obter mais informações, basta acessar o site da campanha nacional.
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