A segunda etapa dos Encontros Imaginários ocorrerá nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, em Santa Cruz do Sul. A iniciativa do coletivo Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul teve seus primeiros painéis nos dias 8 e 9. O evento é focado no desenvolvimento profissional de artistas visuais. As atividades serão realizadas no Memorial Unisc.
Na sexta, nos turnos da tarde e noite, será apresentado o painel A arte de criar, que contará com palestras de Fernando Costa, sobre arte, acessibilidade e inclusão; de Juliane Mai, sobre o processo criativo do artista; e se encerrará com a convidada especial, a professora Sandra Richter. Ela vai apresentar um percurso afetivo da arte brasileira contemporânea.
LEIA TAMBÉM: Mesmo sem sol e sem voos, Festival de Balonismo é marcado pela animação
Publicidade
No sábado haverá o painel A profissionalização do artista e uma visão de futuro, com a participação de Letícia Lau, que apresentará ferramentas para o desenvolvimento profissional do artista, como a construção do seu portfólio e identidade artística. A atividade se encerrará com um encontro de cocriação de futuros para a rede Imaginário, conduzido por Magui Kampf.
Os Encontros Imaginários têm acesso gratuito e são abertos à população, mediante inscrição antecipada. Professores de escolas públicas e privadas da região estão convidados a participar das dinâmicas. As inscrições podem ser feitas no formulário presente neste link.
LEIA TAMBÉM: Confira os filmes e séries que chegam às plataformas de streaming nesta semana
Publicidade
O projeto conta com o financiamento do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo/Sedac-RS no edital Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, e tem também o apoio institucional do Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, Sesc, Secult – Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Casa das Artes Regina Simonis, Instituto Estadual de Artes Visuais, Setorial das Artes Visuais, Heilige, LC Loja, Domi Gastronomia, Centenário e Limit Engenharia.
O Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul é um coletivo de mais de cem artistas de diferentes técnicas, conceitos, idades, origens e outras características, o que torna o movimento diverso e amplo. Vários de seus membros têm destacada atuação no mundo das artes. O objetivo é que mais artistas tenham visibilidade, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e promovendo a cultura na cidade e na região.
LEIA TAMBÉM: História fictícia sobre abelhas se transforma em livro
Publicidade
Em 2020, o coletivo surgiu como uma resposta da Setorial das Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz ao momento de crise vivido na pandemia de Covid-19. O intuito é auxiliar na venda de obras. Desde então, houve trabalho de mapeamento e inscrição dos artistas para a construção de um catálogo. Em 2023, com apoio de recursos municipais do Funcultura, o projeto ganhou uma plataforma digital que reúne os membros.
Neste ano, o coletivo obteve aprovação de um segundo edital que possibilita novas ações que ajudam a qualificar o trabalho dos artistas. Entre elas, os Encontros Imaginários. Conforme uma das idealizadoras do coletivo, a artista visual Magui Kampf, as atividades promovidas são voltadas ao desenvolvimento econômico e profissional.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.