Consolidado no calendário de eventos do município, os Jogos de Inclusão de Santa Cruz do Sul em sua quinta edição, acontece no próximo sábado, 26, no Parque da Oktoberfest. Com atividades que estimulam a integração entre pessoas com e sem deficiência, familiares e a comunidade, o evento promete bater recorde de participações este ano. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas.
A programação inicia pela manhã, às 8 horas, com recepção e café da manhã compartilhado no Ginásio Poliesportivo. Às 9 horas acontece o cerimonial de abertura com desfile das delegações e apresentações artísticas. Após a abertura, serão realizadas atividades esportivas no Poliesportivo, Pavilhão 2 e na Pista de Atletismo.
Modalidades como o futebol pênalti, futsal, judô, atletismo, bocha adaptada e xadrez, e também as oficinas e atividades de recreação, vão integrar pessoas com deficiência física e mental. Ao meio-dia será servido almoço no Pavilhão Central, onde também acontece um espaço cultural com show de talentos. A tarde a programação inicia às 13h30min no Poliesportivo, com um torneio amistoso de Basquete Sobre Rodas entre a equipe da Aspede de Santa Cruz e os times de Santa Maria e Novo Hamburgo. Para as 16 horas está previsto um grande show de encerramento, com atrações musicais e a entrega de medalhas a todos os participantes.
Publicidade
Conforme o psicólogo da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Flávio Ramon, o principal objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância de promover esporte e lazer para as pessoas com deficiência e sofrimento mental. “Através da realização dos jogos também buscamos estimular a integração entre pessoas com e sem deficiência com seus familiares, professores, profissionais de entidades e a comunidade em geral”, diz.
O Secretário de Esporte, Henrique Hermany, salienta que o crescente número de participantes, bem como a ampliação das modalidades oferecidas, mostra que os jogos estão cumprindo a sua finalidade. “Estamos conseguindo promover através do esporte, a integração e inclusão de pessoas especiais”, destaca. A novidade do evento deste ano fica por conta data, será primeira vez que os Jogos de Inclusão serão realizados num sábado. “A ideia é facilitar a participação dos familiares dos atletas”, conclui o secretário.
A 5ª edição dos Jogos Municipais de Inclusão são uma realização da Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, com apoio de diversas secretarias municipais, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Apae, Projeto Arquitetura e Saúde da Unisc, Aspede, Mercur e Banco do Brasil.
Publicidade
This website uses cookies.