A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza, neste mês, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS“. O evento acontece na próxima quarta-feira, 9, das 8 às 17 horas, na Câmara de Vereadores. A realização é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem na coordenação o Conselho Municipal de Saúde.
A conferência é aberta à população e tem como objetivo reunir, de forma ampla, usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde para discutir e refletir sobre as condições de saúde mental da população, o acesso aos serviços do SUS e os avanços no cuidado, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema. Na ocasião serão escolhidos os delegados – titulares e suplentes – para a conferência estadual.
LEIA MAIS: Pesquisa revela impacto da pandemia na saúde mental dos jovens
Publicidade
As discussões durante a conferência municipal ocorrerão em torno de quatro eixos temáticos:
- I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
- II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
- III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade, equidade;
- IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós sindemia.
Dentre as atividades previstas está o painel “Contextualizando a saúde mental no cenário geral”, que será realizado de forma online, com palestra do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin. Os participantes do evento deverão utilizar máscaras e apresentar comprovação de vacinação contra a Covid-19. As inscrições serão efetuadas no momento do credenciamento, na hora e local do evento, meia hora antes da abertura.
LEIA TAMBÉM: Atendimento pelo SUS a pessoas com transtornos mentais aumenta 11% em 2021
Publicidade
Programação:
- Manhã
- 8 horas às 8h30: credenciamento
- 8h30: abertura oficial, leitura e votação do regimento interno
- 9h15: painel online – Contextualizando a saúde mental no cenário geral
- 9h45: trabalhos em grupos
- Meio-dia: almoço
- Tarde
- 13 horas: retorno das atividades em grupo
- 14h30: plenária de apresentação e votação do relatório final
- 16 horas: escolha dos delegados para a 4ª CESM
- 17 horas: encerramento
LEIA MAIS: Prática de meditação cresce 45% durante a pandemia
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade