Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Santa Cruz pretende vacinar mais de 6 mil crianças contra a pólio

As tradicionais gotinhas que previnem contra a paralisia infantil – também conhecida como poliomelite – vão começar a ser aplicadas em crianças menores de cinco anos a partir do próximo sábado, 15, quando ocorre o Dia D de vacinação. A campanha nacional foi lançada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 11. Em Santa Cruz do Sul, todos os postos de saúde do município irão disponibilizar o serviço. A coordenadora do setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Raquel Lopes, afirma que a meta é vacinar cerca de 6,2 mil crianças, o que corresponde a 95% do público-alvo no município. 

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quarta-feira, 12, Raquel reforçou que a mobilização visa, além de prevenir o contágio da doença, colocar em dia outras vacinas que, por ventura, não foram realizadas dentro do prazo correto. “É necessário que os pais se digiram aos locais de vacinação munidos da carteirinha. Assim, os enfermeiros poderão conferir se falta alguma outra para fazer”, acrescentou. 

Quem não conseguir levar os pequenos para serem imunizados no próximo sábado terá até o dia 31 de agosto para efetuar a vacinação. Em Santa Cruz, além dos 25 postos de saúde que irão oferecer a vacina, o Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc e o Cemai também irão disponibilizar as gotinhas em horários alternativos. “Antes, era comum termos vacinas em supermercados, escolas e praças. Desta vez, o Ministério optou por mudar estrategia. Foram reduzidos os números de pontos e aumentados os dias de campanha”, lembra Raquel. 

Publicidade

Apesar de ser uma doença erradicada no Brasil, a poliomelite ainda é prevenida devido à possibilidade de acarretar consequências graves à criança que a contrair. “Quando não leva a criança ao óbito, ela pode deixar sequelas gravíssimas para o resto da vida. A intenção da campanha é impedir que o vírus retorne ao País”, finalizou a enfermeira. A equipe que atuará em Santa Cruz na aplicação e reposição dos materiais – que já chegaram à cidade – conta com cerca de 100 pessoas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.