ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz pretende sediar a Fecars nos próximos dois anos

Com tradição em eventos tradicionalistas, tendo em vista que é a sede oficial do Encontro de Arte e Tradições Gaúchas (Enart), Santa Cruz do Sul está pleiteando a realização da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). De acordo com o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, que falou à Rádio Gazeta 107,9 FM, até se cogitou que a programação deste ano acontecesse por aqui, mas o colegiado de coordenadores da entidade optou por realizar o Fecars 2022 em Pelotas, entre os dias 12 e 15 de maio. Assim, Santa Cruz deve buscar o evento para os próximos dois anos – 2023 e 2024.

Savaris relatou que esse foi um dos assuntos tratados durante reunião com a prefeita Helena Hermany, ainda no mês passado. Ele relembrou que, em 2015, Santa Cruz já sediou uma edição do Fecars – e foi um grande sucesso. Por isso, não há muita preocupação em relação à estrutura do Parque de Eventos do município. Mesmo assim, será feita uma vistoria, para verificar a necessidade de adequações dos espaços. “Para a Fecars, há necessidades específicas de cancha, arquibancada, iluminação, água, pontos de apoio, mas sabemos que o parque de Santa Cruz é excelente”, avaliou.

Publicidade

LEIA MAIS: Enart deste ano terá desfile nas ruas de Santa Cruz

Publicidade

Para ele, eventos como a Fecars oportunizam ganhos para o turismo e para a cultura, gerando renda. “Movimenta uma cadeia importante”, comentou.

Enart

Além do Fecars, Savaris e Helena conversaram também sobre o Enart deste ano. Confirmado para Santa Cruz do Sul, na data tradicional – de 18 a 20 de novembro – o evento retomará o formato tradicional, praticado até 2019. Isto é, com presença de público, acampamento e competição em todas as modalidades. “Vamos implementar algumas pequenas mudanças, para aproximar o evento da população. É o caso do desfile no Centro da cidade, com os participantes do Enart. Queremos, de alguma forma, presentear Santa Cruz”, declarou.

Publicidade

O presidente do MTG destacou que, com o Enart, praticamente 100% da rede hoteleira de Santa Cruz fica lotada, além de que muitos grupos e turistas se hospedam em municípios vizinhos, como Candelária, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz. “Isso nos dá uma ideia da importância cultural e econômica do Enart”, argumentou.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta