Entre os próximos dias 22 e 31 ocorre em Santa Cruz do Sul a terceira edição da Semana Lixo Zero. O evento, promovido pelo Instituto Lixo Zero, busca promover o debate e discutir soluções para que a meta seja alcançada. A iniciativa começou em 2010 e é realizada em diversas cidades do Brasil, mobilizando prefeituras, instituições, empresas e comunidade. Trata-se de um evento colaborativo e, por isso, todos podem participar das atividades ou mesmo promover as próprias ações.
LEIA TAMBÉM: Sancionada lei para evitar pontos de descarte irregular de entulhos
Conforme a embaixadora do Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, Débora Leonhardt, essas ações podem ser desde as mais simples, como um grupo de amigos que se reúne para recolher os resíduos da praça do bairro. “Um restaurante, por exemplo, pode promover uma campanha para que as pessoas levem a própria marmita e deixem de usar as descartáveis”, exemplifica. “Uma nutricionista pode gravar vídeos ensinando o aproveitamento integral dos alimentos, como cascas e talos”, completa.
Publicidade
Ainda no campo das ideias, escolas podem criar campanhas de conscientização dos alunos e empresas podem estabelecer ecopontos de recolhimento de lixo descartável e tampinhas, entre outras possibilidades. Para que a ação seja destacada no calendário da Semana Lixo Zero é necessário realizar a inscrição, pela internet (neste link) até esta quarta-feira, 13.
LEIA TAMBÉM: Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo
Publicidade